Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Hemocentro Precisa de Doações de Sangue Espontâneas e Programadas

Data do post: 21/09/2016 10:25:40 - Visualizações: (927)

A Hemorrede do Estado está necessitando de doações de sangue de todos os tipos sanguíneos, positivos e negativos.

Heitor Iglesias/ Governo do Tocantins Qualquer indivíduo em bom estado de saúde com idade entre 18 e 60 anos e mais que 50 kg pode se dirigir a uma unidade da Hemorrede do Tocantins no horário das 7 às 18 horas.

A responsável pelo Setor de Captação de Doadores, Denis Gomes, explica que a doação de sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo, pois auxilia no tratamento de vítimas de acidentes, que acabam necessitando de transfusão para melhorar seu quadro, por exemplo. “Estamos com estoques baixos de todos os tipos sanguíneos. Por isso, todas as doações possíveis são importantes. Necessitamos de doações diariamente para manter o estoque necessário para a demanda que também é diária por bolsas de sangue”, reforçou.

Denis explica que são bem-vindas as doações espontâneas de doadores antigos e de primeira viagem, assim como doações agendadas por meio do apoio de instituições de ensino, grupos religiosos e de interesses comuns, a exemplo do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado do Tocantins, que realiza coleta programada na próxima quinta-feira, 22, às 9 horas, no Hemocentro Coordenador de Palmas.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado do Tocantins, Gildivam Miranda Marques, explica que é doador de sangue há anos. “Já sou doador há muito tempo e, como no dia 22 de setembro se comemora o Dia do Contador, propus ao sindicato comemorarmos esta data com uma campanha de doação de sangue. O pessoal comprou a ideia rápido. Toda a diretoria e associados concordaram de imediato”, contou.

Segundo Gildivam Miranda, a expectativa é que na abertura compareçam por volta de 50 contadores. Para ajudar os estoques da Hemorrede, a campanha do sindicato acontecerá até o dia 30 também em Porto Nacional, Gurupi, Araguaína e Augustinópolis.

Quem pode doar?

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 a 60 anos e pesar no mínimo 50 kg, fazer uma boa alimentação evitando alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação. É necessário também apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres podem realizar doações com intervalo de cada 90 dias.

Onde doar?

Agendamento de doações programadas em grupo podem ser feitas por meio do telefone 0800-642-8822.

Para doações espontâneas, não há necessidade de agendamento, basta o interessado se dirigir, em Palmas, ao Hemocentro Coordenador, na Quadra 301 Norte, ou ao Anexo do Hemocentro, no Hospital Geral de Palmas (HGP), de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e aos sábados das 7 às 12 horas. No interior, os doadores podem procurar a unidade hemoterapia mais próxima nas seguintes localidades:

Hemocentro Regional de Araguaína, Rua 13 de maio, nº 1336, Centro, Telefones: 3411-2915 / 2916 / 2917

Núcleo de Hemoterapia na cidade de Gurupi, Rua 14 de novembro Quadra 117, Lote 08, Centro, Telefone / Fax: 3312-2237

Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional, Avenida Luis Leite Ribeiro, s/nº, Centro, Telefone / Fax: 3363-8321

Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis, Rua Anicuns, nº 200, Centro, Telefone / Fax: 3456-1343

Fonte: Juliana Matos / Governo do Tocantins