Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Em Palcos Tocantinenses, Canto Nobre Encanta Plateia de Seminário Internacional

Data do post: 26/09/2016 18:17:40 - Visualizações: (1035)

A abertura do Seminário Internacional OPAJE 2016 “Formação em Comunicação, Jornalismo e Educação: práticas, saberes e novos olhares” contou com uma apresentação especial do Coral Canto Nobre da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, na quinta-feira, 22, no auditório do Senac, em Palmas. 

Defensoria Pública-TOApós a protocolar interpretação do Hino Nacional brasileiro, o samba foi o ritmo escolhido para dar as boas-vindas aos professores, acadêmicos, pesquisadores, jornalistas e demais profissionais da área de comunicação e educação.

“Eu fiquei impressionada! Eu não imaginava, para mim foi uma surpresa fantástica, até porque trouxe temas brasileiros. E eu sei, que assim, é muito ufanista, não resta dúvida, mas a beleza da apresentação foi incrível”, conta a acadêmica do Programa de Mestrado em Comunicação e Sociedade da UFT Joselinda Rodrigues.

Sob a regência do maestro Anderson Cleyton da Silva Menezes, os coralistas apresentaram um pout-pourri com as músicas “Lá vem o Brasil descendo a ladeira”, de Moraes Moreira, e “Aquarela” e “Isto aqui o que é”, ambas do sambista Ary Barroso.

“É muito importante que tenha numa conferência científica sobre o ensino do jornalismo uma apresentação como essa. Achei interessante que conseguiram integrar um elemento musical que tem haver com a cultura do próprio país, ou seja, nós não ouvimos músicas de outros lugares, ouvimos músicas do próprio país interpretadas por um grupo do Tocantins, e foi interessante que  algumas das músicas eu conhecia, são musicas muito conhecidas do Brasil", destacou o pesquisador e professor português Dr. João Canavilhas, na Universidade da Beira Interior de Portugal, que trouxe reflexões sobre “Jornalismo no Século XXI: formação e profissão”.

Defensoria Pública-TODesde 2013, o Coral Canto Nobre encanta plateias por onde se apresenta. Com um repertório voltado para a Música Popular Brasileira e apresentação de canções em formato diferenciado, inserindo elementos de teatro, o Canto Nobre tem como objetivo desenvolver a melhoria da qualidade de vida dos Servidores e a socialização por meio do canto coral.

O Seminário foi realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o Sindjor-TO – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins. Presente na abertura, o coordenador do Opaje professor Gilson Pôrto Júnior, elogiou a performance do Canto Nobre, e agradeceu também ao Defensor Público-Geral, “que nos presenteou com essa belíssima apresentação”. A jornalista e atriz Fernanda Veloso encerrou o momento cultural do Seminário com um poema de Cora Coralina.

A solenidade de abertura contou ainda com a presença da reitora da UFT, Isabel Auler, da presidente do Sindjor-TO, Alessandra Bacelar, e do presidente da FESSERTO - Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins, Carlos Gomes Augusto Melo, entre outras autoridades.

Defensoria Pública-TOAgenda

De acordo com a coordenadora do Canto Nobre, Catarina Lopes, nesses três anos de existência já foram mais de 50 apresentações, das quais 15 só em 2016. E a previsão, segundo ela, é de agenda cheia para os próximos meses. “Temos prevista uma agenda especial para as crianças no mês de Outubro, e as tradicionais cantatas de fim de ano”, conta.

Seminário

O evento começou na quinta-feira, 22, seguiu até domingo, 23, trazendo o debate de temas como Big Data, Jornalismo e Formação; Ética na comunicação; Convergência da Comunicação com os campos da Democracia e Gestão Social; Políticas de formação, competências e profissionalização do Comunicador/Jornalista e ainda História da Comunicação e do Jornalismo na composição do Estado do Tocantins.

Fonte: Defensoria Pública-TO