Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Equipe Técnica do TJTO Auxilia TJDFT na Implantação de Sistema

Data do post: 30/09/2016 17:03:36 - Visualizações: (1177)

Na terça-feira (27/9), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) recebeu a visita da equipe de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) para apresentar ao Tribunal de Justiça do DF como ocorreu a implantação do Sistema Eletrônico de informações Integrado - SEI naquele órgão. 

Tribunal de Justiça-TOO  TJDFT prepara-se para instalar o SEI a partir do dia 16 de novembro deste ano.

A exposição da equipe do TJTO foi feita pelo diretor de Tecnologia, Marco Aurélio Giralde,e Renê Dettenborn, analista judiciário responsável pelo SEI. Foi acompanhada, atentamente, pelos juízes assistentes da Presidência e da 1ª Vice-Presidência, Gilmar Soriano, Carlos Alberto Martins e Lizandro Garcia, além dos membros do Grupo Gestor, instituído no TJDFT, por meio da Portaria Conjunta nº 43, de 21/6/2016, como responsável pela implantação do Sistema no Tribunal.

A explanação revelou um Tribunal 100% eletrônico, tanto nos processos judiciais como administrativos. Com essa realidade,o papel praticamente acabou as salas de trabalho são compostas por mesas e computadores, não há processos, não há armários."O SEI é o futuro!", destacaram durante a apresentação. Todas as comarcas do estado usam a ferramenta, que é flexível e otimizou os processos de trabalho.O diretor também destacou o e-Proc,outro sistema desenvolvido e cedido pelo TRF4, que possibilitou a efetivação do processo judicial eletrônico no TJTO. Ressaltou, ainda, que a implantação dos sistemas foram concomitantes e começaram em 2011.

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o SEI foi cedido gratuitamente ao TJDFT, após adesão ao Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre aquela Corte e o Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil, no dia 26 de julho, integrando o TJDFT aos outros 90 órgãos, que já utilizam o sistema com sucesso.O SEI é uma ferramenta de gestão de processos e documentos eletrônicos administrativos, que permite a assinatura digital e a tramitação de feitos, com uma interface simples e acessível.

No âmbito do TJDFT, a implantação do Sistema SEI está prevista no Plano de Administração do Biênio 2016-2018 e foi regulamentada por meio da Portaria Conjunta nº 73, de 2 de setembro de 2016. Com a entrada do funcionamento do SEI, o Tribunal pretende diminuir o consumo de papel e outros gastos, além de dar mais agilidade à tramitação dos processos administrativos.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO