Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec Promove Capacitação Para Grupo Especial de Emergência Sanitária

Data do post: 30/09/2016 17:11:10 - Visualizações: (1264)

Cerca de 50 inspetores agropecuários que compõem o Grupo Especial de Atenção a Enfermidades Emergenciais (Gease) da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participarão de uma capacitação de emergência com ênfase na febre aftosa, entre os dias 3 e 6 de outubro, no município de Miracema do Tocantins, a 80 quilômetros de Palmas. 

Adapec TocantinsO objetivo é aprimorar os conhecimentos em emergências sanitárias e fortalecer a padronização das ações para o atendimento imediato às notificações de suspeitas de doenças vesiculares.

O Tocantins é livre da febre aftosa há 19 anos com vacinação. “O caminho é o Brasil tornar-se livre da doença sem vacinação até 2020, por isso, o constante treinamento dos nossos profissionais é de grande valia para assegurar a qualidade e a eficácia nas ações de vigilância e de defesa sanitária animal”, ressalta o presidente da Adapec, Humberto Camelo. A capacitação provém de recursos oriundos do convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Governo do Estado.

O Gease, estabelecido pelo Mapa, tem a finalidade de prevenir, combater, controlar e erradicar as enfermidades emergenciais. “O curso será uma oportunidade dos nossos profissionais atualizarem e aprimorarem os procedimentos no atendimento às suspeitas de doenças e focos, assim como, compartilharem experiências com outros estados através de palestrantes do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rondônia”, disse a diretora de defesa, inspeção e sanidade animal da Adapec, Regina Barbosa.

Na programação está previsto aula prática com simulação de atendimento ao foco de febre aftosa. Ainda serão abordados diversos temas como: Geoprocessamento e Georrefeciamento de propriedades rurais; Avanços e desafios do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa; Sistema Brasileiro de Emergência Veterinária para Febre Aftosa; Aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças vesiculares como a febre aftosa e estomatite vesicular, entre outros.

Fonte: ADAPEC Tocantins