Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Câmara de Vereadores de Tocantinópolis é Renovada em mais de 60%

Data do post: 06/10/2016 19:12:21 - Visualizações: (3747)

Dos oito que buscaram a reeleição, apenas 05 conseguiram se manter no cargo, mais mesmo assim, o grupo da família Gomes fez 08 das 11 vagas na casa de leis.

Imagens do Site do TSEUm dos motivos principais foi que dois camaristas com mais de três mandatos não concorreram, já que um deles saiu derrotado ao disputar o cargo de vice que é o caso de Mardônio Vilanova, e a vereadora mais votada na eleição de 2012, Eleny concorreu ao cargo de vice prefeita conseguindo vencer a disputa, além do vereador Gideon Lourenço que se aposentou, abrindo três das 06 vagas renovadas.

Pela primeira vez em vários anos, a câmara de vereadores de Tocantinópolis teve mais de 50% das vagas renovadas. Dos atuais vereadores que concorreram ao cargo novamente apenas cinco se deram bem, são eles:  Francisco de Assis (786 votos), Irmão do Lanche (463 votos), Gerri do Ribeirãozinho (432 votos), Zullias Amoury (418 votos), e Zé Raimundo do Dertins (383 votos "eleito na legenda") se reelegeram para mais um mandato.

Dos que tentaram se reeleger ficaram de fora Vicente Morais e Elson Ribeiro, ambos com dois mandatos no curriculum cada, juntamente com o atual presidente da câmara Aderson Marinho, o popular Buxim  que ficou em 21º lugar na disputa deste ano, dando adeus a rápida carreira política por enquanto.

imagem do site www.tocnoticias.com.brVicente é o atual representante do Bairro Alto Bonito que pela primeira vez, mesmo tendo 05 candidatos disputando ao cargo não vai ter um vereador na casa de leis, já que todos os que disputaram pelo setor não se elegeram, como é o caso do próprio Vicente (324 votos), Vera do Valdenor (115 votos), Marcondes (99 votos), Genivaldo Neres (63 votos) e José Luiz (17 votos).

Os novatos deram show na eleição deste ano, nenhum dos que vão ocupar uma cadeira na casa de leis teve de ser puxado pela chamada legenda, todos se elegeram pelo voto direto, como é o caso do Professor Lamarck  que foi o segundo mais bem votado na disputa com 743 votos, Joelson Farias (671 votos), Osvaldo Brito (478 votos), Márcio Kley (438 votos), Wilson Lima (417 votos) e Mundim Folha (401 votos), este ultimo havia ficado de suplente na ultima eleição e assumiu o cargo recentemente no lugar de Gideon Lourenço que se afastou por problemas de saúde e é considerado novato em um mandato inteiro.

Prefeito Eleito Tem a Maioria

O próximo gestor Paulinho do Bonifácio, assim como o seu tio e atual prefeito Fabion Gomes deverá ter vida fácil na hora de aprovar projetos enviados a casa de leis, pois dos 11 camaristas, 08 foram eleitos pelas coligações que ajudaram a eleger Paulinho. Dos eleitos fazem parte do grupo da Família Gomes,  Joelson Farias, Osvaldo Brito, Irmão do Lanche, Gerri do Ribeirãozinho, Zullias Amoury, Wilson Lima, Mundim Folha e Zé Raimundo do Dertins.

Foto: Dirceu LenoConsiderados oposição estarão Francisco de Assis, Professor Lamarck e Marcio Kley, sendo que De Assis e Marcio foram eleitos pela coligação que apoiava o atual vice-prefeito Eurivaldo Gomes e Lamarck venceu pela coligação da ex-vereadora Leolinda.

A vitória massacradora das coligações de Paulinho do Bonifácio pelas vagas na câmara foi uma estratégia fundamental para os planos futuros do atual prefeito Fabion Gomes que terá a chance de limpar o nome caso suas contas sejam rejeitadas no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, já que recentemente o Supremo Tribunal Federal decidiu que apenas os vereadores podem tornar os prefeitos inelegíveis, tornando a vida de Fabion mais fácil, pois que seu grupo político conta com  70% dos camaristas no próximo mandato de 2017 a 2020.

Presidência da Câmara

Ainda não se sabe quem concorrerá pela presidência da casa de leis, pela lógica um dos candidatos seria o vereador Francisco de Assis que foi o mais votado dentre os eleitos, porém, Francisco foi eleito pela oposição que por enquanto só conta com 03 votos, contra os 08 da base do próximo prefeito que provavelmente deverá indicar um candidato como já fizeram antes.

Fonte: Redação do Tocnoticias