Faça seu login Cadastre-se

Olá Visitante.

Pesquise notícias

Publicidade

Basquete do Colégio Dom Orione Fica em 3º Lugar no Jets

Data do post: 10/10/2016 12:36:47 - Visualizações: 830                                                                                                         Imprimir

Do dia 04 a 08 de outubro, aconteceram os Jogos Estudantis do Tocantins 2016 (JET's) na capital Palmas.

Foto: DivulgaçãoO Basquete Masculino de Tocantinópolis, categoria de 15 a 17 anos, foi representado pela equipe do colégio Dom Orione treinada pelo Técnico Mizael de Oliveira Batista Junior. O torneio de basquete contava com 9 times de todo o Estado entre escolas pública e privadas, o time do Colégio Dom Orione Ficou em 3º lugar, perdendo apenas para a Colégio Marista de Palmas, que é particular. O colégio São Geraldo da cidade de Paraíso, também particular, ficou em primeiro lugar. Em agosto, na etapa onde foram realizados os jogos da categoria de 12 a 14 anos, o Dom Orione também ficou com o 3º lugar.

Dom Orione realizou um feito importe, foi a escola pública melhor classificada na modalidade em todo o Estado. Mas por que este é um feito tão relevante? O basquete não é um esporte popular no Brasil como é o futebol. As escolas públicas não tem tradição em oferecer essa modalidade para os alunos, principalmente em cidades do interior como Tocantinópolis. E principalmente, o esporte não conta com praticamente apoio nenhum por parte do poder público. O sucesso do time é fruto do esforço particular, amor ao esporte e solidarismo.

Há cinco anos o Técnico Mizael, amante do esporte, tem feito um trabalho extraordinário que é pouco conhecido na cidade. Mizael treina de maneira voluntária os times de basquete do colégio Dom Orione e incentiva outras pessoas praticarem o esporte. O técnico fez um trabalho de base com os alunos do Dom Orione ensinando os fundamentos e regras do basquete. Treinou garotos que pouco conhecia o esporte e fez deles campeões, e os melhor, amantes deste incrível esporte.

Diversas barreiras existem para a prática do esporte na cidade. A quadra da escola onde treinam osFoto: Divulgação alunos é restrita aos estudantes. Existe apenas uma quadra pública para se praticar o basquete fora das escolas, todas as outras quadras do município não dispõem de aros e tabelas. A quadra fica no local conhecido como pioneiros mirins. Recentemente a quadra ficou seis meses com os aros quebrados, impossibilitando os atletas amadores de praticarem o esporte. Os próprios praticantes chegaram a arrecadar dinheiro para o conserto, mas a prefeitura depois da demora acabou resolvendo o problema. A quadra é antiga, passou por uma pequena reforma a cerca de três anos, reforma essa que não foi adequada o suficiente para resolver o problema do piso, hoje a quadra apresenta diversas rachaduras, outro problema é falta de uma cobertura.

A quadra hoje recebe principalmente nos finais de semana, diversos praticantes. Atualmente existem cerca de 130 atletas amadores da modalidade na cidade. Esse número poderia aumentar expressivamente se o esporte fosse difundido e valorizado no município. O esporte poderia ser incentivado não apenas nas escolas, mas através de projetos nos bairros da cidade. O exito destes meninos e do técnico, com sua bela iniciativa, servem como um ótimo exemplo para mostrar a importância e poder que o esporte tem na comunidade, como forma de inclusão social, transformação, motivação e promoção da cidadania.

Fonte: Giano Guimarães

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Comentários (0)

você precisa estar logado para comentar Logar 

Esta notícia não tem nenhum comentário, seja o primeiro!

Endereço

Avenida Nossa Senhora de Fátima - 1595, Centro

Contato

(63) 3471-1970, (63) 8119-0520 (Tim), (63) 8441-0195 (oi), (63) 9957-1100 (Vivo) e (63) 9276-6362 (Claro)

Siga-nos

2014 - TocNoticias - Portal de Notícias - Todos direitos reservados...

Administrado por: Roberlan Cokim