Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

MPF Discute Situação de Comunidade Atingida Pela Usina de Belo Monte

Data do post: 12/10/2016 12:28:29 - Visualizações: (1161)

Comunidade tenta ser reconhecida como atingidos pela usina. Famílias vivem em palafitas, sem saneamento básico, em Altamira.

(Foto: Mário de Paula/TVLiberal)Uma audiência pública convocada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Altamira, sudoeste do estado, discutiu uma solução para a situação de moradores de uma área risco no bairro Jardim Independente I, na ultima segunda-feira (10). A comunidade tenta ser reconhecida como atingidos pela construção da Usina de Belo Monte.

Em nota, a Norte Energia, empresa responsável pela construção da usina, informou que estudos reconhecidos pelo Ibama e pela Agência Nacional de Águas (ANA) confirmam que não há nenhuma influência do reservatório da hidrelétrica no acúmulo de água na área do bairro Jardim Independente I.

Cerca de 1.200 pessoas vivem no local e querem ser remanejadas para uma área segura pela empresa Norte Energia. A maioria vive em palafitas, onde não há rede de esgoto e nem de abastecimento de água. O acesso às palafitas é feito por pontes de madeira improvisadas.

De acordo com o MPF, a comunidade necessita de abastecimento de água potável imediato e as famílias precisam ser cadastradas pela empresa empreendedora.

Segundo a Norte Energia, o acúmulo de água no bairro se constitui em uma área de baixio, onde existe uma lagoa perene, que foi ocupada irregularmente, por meio da execução de aterros e da construção de palafitas na cidade de Altamira. Testes feitos pela empresa teriam confirmado que os alagamentos decorrem pela área ser uma lagoa natural, sem influência decorrente da formação do mesmo no rio Xingu, não havendo responsabilidade da Norte Energia com a solução do problema ou realocação dos moradores.

Fonte: G1 PA