MPF Discute Situação de Comunidade Atingida Pela Usina de Belo Monte

Data do post: 12/10/2016 12:28:29 - Visualizações: (454)    Imprimir

Comunidade tenta ser reconhecida como atingidos pela usina. Famílias vivem em palafitas, sem saneamento básico, em Altamira.

(Foto: Mário de Paula/TVLiberal)Uma audiência pública convocada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Altamira, sudoeste do estado, discutiu uma solução para a situação de moradores de uma área risco no bairro Jardim Independente I, na ultima segunda-feira (10). A comunidade tenta ser reconhecida como atingidos pela construção da Usina de Belo Monte.

Em nota, a Norte Energia, empresa responsável pela construção da usina, informou que estudos reconhecidos pelo Ibama e pela Agência Nacional de Águas (ANA) confirmam que não há nenhuma influência do reservatório da hidrelétrica no acúmulo de água na área do bairro Jardim Independente I.

Cerca de 1.200 pessoas vivem no local e querem ser remanejadas para uma área segura pela empresa Norte Energia. A maioria vive em palafitas, onde não há rede de esgoto e nem de abastecimento de água. O acesso às palafitas é feito por pontes de madeira improvisadas.

De acordo com o MPF, a comunidade necessita de abastecimento de água potável imediato e as famílias precisam ser cadastradas pela empresa empreendedora.

Segundo a Norte Energia, o acúmulo de água no bairro se constitui em uma área de baixio, onde existe uma lagoa perene, que foi ocupada irregularmente, por meio da execução de aterros e da construção de palafitas na cidade de Altamira. Testes feitos pela empresa teriam confirmado que os alagamentos decorrem pela área ser uma lagoa natural, sem influência decorrente da formação do mesmo no rio Xingu, não havendo responsabilidade da Norte Energia com a solução do problema ou realocação dos moradores.

Fonte: G1 PA

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Entrevista, Prefeito de Tocantinópolis Fala dos Seus Primeiros 11 Meses Como Gestor e Rebate Críticas

Foto da notícia

Data: 20/11/2017 05:11:38 - Visualizações: 699

Notícias Relacionadas

29/10/2017
Jovem Anuncia Venda de Celular na Internet e é Morto a Tiros em Encontro com Suposto Comprador

31/07/2017
Policiais da Rotam Prendem Foragido e Apreendem Explosivos em Ananindeua (PA)

22/07/2017
Polícia Prende Mulher com Drogas Dentro de Bonecas, em Goianésia (PA)

21/07/2017
Empresário é Assassinado a Tiros Dentro de Carro em Marabá

13/07/2017
Sefa Apreende Carreta com Carga de Roupas Avaliada em R$ 200 Mil no Pará

11/07/2017
Motorista Embriagada Mata Ciclista em Salinas/PA

Todas as Notícias