Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Instituto de Genética Forense Recebe Cabines de Segurança Biológica

Data do post: 19/10/2016 17:45:17 - Visualizações: (952)

Na manhã desta terça-feira, 18, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência da Polícia Científica entregou duas Cabines de Segurança Biológica ao Instituto de Genética Forense (IGF). 

Secretaria de Segurança Pública-TOEsses equipamentos são necessários para análises do exame de DNA, especificamente no que se refere as etapas de Quantificação e Amplificação e de  Sequenciamento do DNA.

De acordo com o superintendente de Polícia Científica do Tocantins, Gilvan Nascimento Nolêto, a análise do exame de DNA é realizada em três etapas distintas. A primeira é a extração de DNA, a segunda; Quantificação e Amplificação do exame e a terceira, o Sequenciamento do DNA.

As Cabines, de modelo Fluxo Laminar e Exaustão, respectivamente, pesam cerca de meia tonelada cada e foram içadas por meio talha para as salas onde serão instaladas.

Para o superintendente da Polícia Científica, essa aquisição significa um grande conquista para o Estado. “Nossa luta nesse momento é para adquirirmos o equipamento de extração automatizada de DNA, para concretizarmos logo o sonho de realizarmos os exames de DNA em nosso próprio Estado”, comenta Gilvan.

Secretaria de Segurança Pública-TOSobre os equipamentos que compõem a primeira etapa da análise do exame, a Superintendência de Polícia Científica esclarece que já disponibiliza parte desses instrumentos, sendo que outros, complementares, estão sendo adquiridos. Dos que já foram entregues, constam: cinco refrigeradores específicos para laboratórios e mais quatro freezers de 86ºC negativo e de menos 35ºC negativo. Todos entregues ao IGF neste ano.

Segundo Gilvan Nolêto, contabilizando os equipamentos recém adquiridos: as cabines de segurança biológica mais os freezers, viatura, equipamentos de ar-condicionado e kits de extração, já entregues ao IGF, o investimento destinado ao Instituto, neste ano de 2016, ultrapassa $ 300 mil. Segundo o superintendente, essas aquisições irão reduzir o tempo de espera na realização de exames de DNA, já que estes exames ainda são feitos em outros Estados e demoram aproximadamente 40 dias, para ficarem prontos.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO