Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Dois Homens São Presos e um Terceiro Está Sendo Acusado Por Furto de Gado em Tocantinópolis

Data do post: 07/11/2016 17:28:51 - Visualizações: (8180)

Fernando Costa e Silva de 22  anos conhecido por "Nandim", e Evânio Farias Leite de 26 anos conhecido pela  alcunha de "Evânio Vaqueiro", foram presos na ultima Quinta Feira (03), por furto de gado numa fazenda nas proximidades da Praia do Nilson.

Foto Reprodução FacebookSegundo informações, na Quarta feira (02), a Polícia Militar havia sido acionada para averiguar a situação de um novilho que havia sido encontrado amarrado próximo de uma grota nos pastos da Fazenda São Joaquim, localizada nas proximidades da Praia do Nilson na Zona Rural de Tocantinópolis. A PM havia sido chamada pelo vaqueiro da propriedade rural que informou ainda que eles já haviam sido vitimas de roubo de bovinos no início do ano e que provavelmente o animal encontrado amarrado seria para o mesmo fim.

De posse das informações a PM montou campana durante toda a noite na tentativa de capturar os indivíduos mas, estes não apareceram naquela noite, e depois da saída dos policiais por volta das 15 horas da Quinta feira (03), o vaqueiro voltou no local onde havia deixado o novilho como se fosse uma armadilha, porém, encontrou somente a cabeça, o couro e as patas, e assim o vaqueiro novamente acionou a Polícia Militar que juntamente com Agentes da Polícia Civil, passaram a realizar diligências, e no final da tarde conseguiram prender três suspeitos de terem cometido o delito.

Na ocasião, foram detidos Evânio Farias, Fernando Costa e um terceiro suspeito de nome Hiago Gomes.

imagem da internetOs três foram encaminhados para a delegacia regional de polícia de Tocantinópolis onde foram apresentados a autoridade policial, no qual durante o depoimento, Evânio Farias Leite de 26 anos, conhecido pela alcunha de "Vaqueiro", confessou ter participado do referido crime, dizendo ainda que estava totalmente arrependido e que iria colaborar com as investigações, contando que por volta das 17 horas foi convidado por Romário Pereira da Silva, vulgo "Gago", para pegarem um gado na Fazenda do "Timóteo", e que por volta das 18 horas foi sozinho na fazenda e laçou o primeiro gado que encontrou na pastagem deixando-o amarrado. Por volta das 21 horas do mesmo dia avisou Romário de que o gado estava no jeito, e que no outro dia pela manhã, Gago lhe chamou para irem juntos matar o animal, mas, Evânio respondeu que não iria pois não gostava de matar gado, e que "Gago", já tinha combinado com Fernando Costa e Silva o "Nandim", pra buscar a carne no Fiat Uno do "Pai" de Fernando, e que por volta das 13 horas, Nandim passou na casa de Evânio e deixou uma parte da carne em dois sacos tipo de arroz, que sua parte era pouca pois seu trabalho era somente laçar o animal, sendo que quem ficou com a maior parte foi Romário. Evânio disse que quando recebeu sua parte, viu dentro do Uno que Nandim andava, a parte de Romário. Vaqueiro citou ainda em seu depoimento que uma quarta pessoa chamado Hiago Gomes Mercaldo foi quem conseguiu os sacos para Fernando mais que Hiago não sabia para que se tratava, e mesmo sendo convidado por eles não quis participar da ação.

Fernando Costa e Silva de 22 anos, mais conhecido como "Nandim", também teve a oportunidade de prestar depoimento perante a autoridade policial, porém, o mesmo usou do seu  direito constitucional ao silêncio e declarou que somente falará perante o Juiz.

Nandim já tem passagem pela polícia quando em Abril de 2015, o mesmo foi detido pela Polícia Militar numa boca de fumo no setor Cidade Alta em Tocantinópolis. Na ocasião foram presos Caio César Horvate Pereira 24 anos, vulgo "Galo Cego", e sua companheira Cláudia Ohana Sousa Cerqueira 27 anos, e Fernando Costa que na ocorrência foi colocado apenas como usuário  que  estava no local para comprar drogas.  Nandim também teve uma motocicleta Honda Pop 100 queimada quando o mesmo deixou a moto na beira rio em Tocantinópolis para ir estudar em Imperatriz (MA), e ao voltar encontrou a motocicleta completamente queimada.

Hiago Gomes Mercaldo também foi encaminhado para a delegacia e para a autoridade policial contou que não era verdadeira a acusação imputada a ele, mais relatou que na Terça feira (1º), Evânio e Romário haviam lhe convidado para furtar uma vaca, mais que ele não aceitou. Continuando seu depoimento Hiago disse que na Quarta Feira (02), Nandim foi até sua casa e pegou alguns sacos de fibra que ele tinha dentro do seu galinheiro mais não lhe explicou o que iria fazer com eles.

imagem do site www.tocnoticias.com.brO quarto acusado Romário Pereira da Silva, vulgo "Gago", não foi encontrado pela policia militar na ocasião da detenção dos outros acusados, mais também será processado pelo mesmo artigos dos outros dois que estão presos.

Romário já tem passagens pela polícia militar, onde sua ultima passagem aconteceu em Julho de 2013, quando Gago agrediu o comerciante conhecido como "Brêu", proprietário de uma adega no setor Alto da Boa Vista II em Tocantinópolis. Na época Romário queria comprar fiado e não foi atendido e assim este agrediu o comerciante com uma pedrada no rosto.

Na ocasião Romário acabou sendo preso, porém, fugiu da delegacia após o descuido de um dos agentes da polícia civil que o liberou da algema  para tomar água e ele aproveitou para empreender fuga não sendo mais encontrado até então.  Neste caso o crime ficou impune.

Tanto Evânio "Vaqueiro", e Fernando Costa o "Nandim", foram encaminhados para a Casa de Prisão Provisória de Tocantinópolis onde ambos vão responder pelos crimes inclusos no Art. 155 § 4º Inciso IV do Decreto Lei 2.848/40 do código penal brasileiro.

Fonte: Redação do Tocnoticias