Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

PF Faz Operação em Combate à Caça de Animais Silvestres no Maranhão

Data do post: 25/11/2016 18:43:16 - Visualizações: (1806)

Mais de 30 agentes entre policias e servidores do Ibama estiveram em ação. Alvos foram caçadores que agem em Rosário, distante 46 km de São Luís.

G1 MaranhãoA Polícia Federal realizou na manhã desta sexta-feira, em Rosário, distante 46 km de São Luís, a Operação “ASAS” para combater a caça ilegal de animais silvestres na Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), localidade utilizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para tratar animais e devolvê-los à natureza. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas residências de caçadores. Os 30 policiais federais tiveram o apoio de servidores do Ibama.

Em 2009, a Operação Oxóssi culminou com a prisão de nove pessoas no Maranhão. Na oportunidade, a Polícia Federal combatia o tráfico internacional de animais silvestres e deflagrou as ações em nove estados. Do Maranhão G1 Maranhãosaíram principalmente as aves silvestres, que são justamente os animais mais comuns em apreensões de tráfico.

Segundo a ONG WWF Brasil, este comércio ilegal de animais silvestres movimenta US$ 10 bilhões por ano em todo o mundo. Isto pelo fato de esta ramificação criminosa perder apenas para os tráficos de drogas e de armas, respectivamente.

O Ibama diz que a maior parte das capturas dos animais ocorre no Maranhão, Bahia, Ceará, Piauí e Mato Grosso. Enquanto que o consumo maior parte de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Fonte: G1 Maranhão