No Maranhão, Produtores de Soja se Animam com a Volta das Chuvas

Data do post: 03/12/2016 23:31:20 - Visualizações: (769)    Imprimir

Agricultores aproveitam o período de chuva para minimizar perdas durante estiagem.

Foto DivulgaçãoApós um longo período de estiagem entre o final de outubro e a metade de novembro, os agricultores de soja do estado do Maranhão passaram a se animar com a volta da chuva na região. “O fenômeno de estiagem durante a safra da soja recebe o nome de veranico. Na cidade de Balsas (MA), o veranico durou 18 dias e o estrago foi expressivo”, afirma Claudeir Pires, engenheiro agrônomo da região.

De acordo com o especialista, a solução contra o fenômeno é o “plantio direto”, uma técnica que já está difundida em todo o mundo, onde se planta a soja sob a palhada de uma cultura anterior. “Esta palhada forma uma densa camada de matéria orgânica que protege o solo do sol e retém a umidade por muito mais tempo, fazendo com que as sementes plantadas tenham mais proteção e umidade para resistirem por esses dias sem chuvas”, explica.

O fato é que com a retomada da regularidade das chuvas, o plantio das lavouras de soja do Maranhão animou os agricultores, pois as previsões para os próximos meses são boas. Outro fator que tem motivado os produtores é o preço do produto. De acordo com Claudeir, o valor atual está bom e as previsões de preços para 2017 são ainda melhores.

Nos próximos meses a tendência é de aumento de chuva no centro-norte do Nordeste, o que pode favorecer as lavouras. “Essa semana vai chover bem e a próxima safra deve ser bem melhor”, completa Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo.

Fonte: Expressomt.com.br

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Nêgo D´água Afundando: Prefeito de Angico (TO) Pode Perder o Cargo Por Improbidade Administrativa

Foto da notícia

Data: 14/10/2018 01:54:29 - Visualizações: 2903

Notícias Relacionadas

13/10/2018
Homem é Preso Dirigindo Veículo com CNH Falsa na BR 010

02/10/2018
Preso Homem Suspeito de Matar Ex-namorada no Maranhão

26/09/2018
Dois Motociclistas Foram Presos Pela PRF do Maranhão com CNH´s Falsas

24/09/2018
Pai, Mãe e Filho Morrem em Colisão Frontal na BR 010 Próximo de Estreito (MA)

18/09/2018
VLI é Eleita a Melhor Empresa de Serviços de Transporte do País

14/09/2018
Homem é Preso por Abusar Sexualmente de Menor e Engravidá-la

Todas as Notícias