Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Ruraltins e Colônia de Pescadores de Miracema Planejam Ações Para o Ano de 2017

Data do post: 05/12/2016 17:05:05 - Visualizações: (1023)

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) estarão nos dias 5, 13 e 16 de dezembro, respectivamente, na Colônia de Pescadores Artesanais e Profissionais Z-16 das cidades de Miracema e Tocantínia (Copemito) para elaborarem o Plano de Ações 2017. 

Secom-TOA ação, desenvolvida pelos extensionistas, Carina Monte, economista doméstica; e Warly dos Santos, engenheiro de pesca, tem como objetivo reunir os pescadores para planejar, em conjunto, as próximas atividades e ainda fazer um diagnóstico das ações realizada no decorrer deste ano. “Para avaliação e elaboração de estratégias e levantamento de demandas, vamos proporcionar metodologias participativas, propiciando, aos pescadores e pescadoras, serem protagonistas de suas experiências, além de promover a valorização dos saberes e da diversidade”, disse Carina Monte.  

Ainda de acordo com a economista, o Ruraltins vem desenvolvendo atividades com a Copemito desde 2013, contribuindo em sua organização econômica e social, tais como, orientação e elaboração de projeto de crédito rural; organização de eventos; promoção de curso sobre processamento do pescado e ações de limpeza às margens do Rio Tocantins e Fundo Solidário, que é uma prática de ajuda mútua entre grupos de pessoas que se organizam em torno de objetivos comuns, dentre outras atividades.

Carina Monte destacou também que, no dia 16 de dezembro, a reunião de avaliação e planejamento das ações será desenvolvida com as mulheres da Colônia. “Nesse dia, estaremos exclusivamente com o Grupo das Pescadoras Guerreiras, constituído por 20 mulheres, sendo a maioria pescadoras, que se juntaram para  obter meios de vencer os desafios da profissão, buscar outras alternativas de rendas, e proporcionar trocas de experiências e discussões acerca da participação das mulheres na sociedade”, afirmou.

Para Célia Maria, integrante da Cooperativa dos pescadores, o trabalho desenvolvido em parceria com o Ruraltins tem alcançado resultados positivos e as reuniões com os pescadores serão o momento de fortalecimento das ações. “O objetivo é realizar um levantamento das demandas relacionadas à comercialização, reunir ideias visando buscar recursos para a construção do frigorífico; e analisar as ações desenvolvidas, pelo Ruraltins e pela Copemito, e realizadas há alguns anos, como por exemplo a festa em comemoração ao Dia do Pescador [a]”, disse.

Copemito

A Copemito é uma organização sem fins lucrativos de pescadores (as). Atualmente, com uma média de 100 associados (as), tem como objetivo promover a convivência, a formação e a participação para a cidadania, além de estimular o protagonismo e autonomia dos participantes.

Originada em 2006, o grupo trabalha de forma conjunta, compartilhando os princípios do associativismo, além de focar e buscar formações constantes para seus associados (as). A partir de 2010, a Copemito intensificou sua luta, organizando e executando atividades anuais, como a abertura do período de pesca (fim da Piracema); a festa de comemoração do dia do pescador(a) (29 de junho); promoção de eventos incentivando o consumo de peixe e ações destinadas ao início da Piracema, ações que contribuem para o desenvolvimento local da região e integram a comunidade nas atividades relacionadas ao meio ambiente, à cultura, à gastronomia e à saúde.

Fonte: Secom-TO