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Estudantes do Tocantins São Medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Data do post: 06/12/2016 22:24:07 - Visualizações: (865)

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2016 divulgou o resultado da 12ª edição no dia 30 de novembro. No Tocantins, 658 escolas foram inscritas, no Brasil 47.474. O total de alunos inscritos no Tocantins foi de 186.427; no Brasil, 17.839.424. 

Secom-TODo total de estudantes inscritos no Tocantins, três foram premiados com medalha de ouro, no segundo nível; sete receberam prata nos níveis um, dois e três; 64 receberam medalha de bronze, nos três níveis e 362 ficaram com menções honrosas, totalizando 436 estudantes premiados em todo o Estado.

Os níveis para participação dos estudantes dividem-se em três. Para o ensino fundamental, o primeiro nível para estudantes dos 6º e 7º anos; o segundo, para estudantes dos 8º e 9º anos; e o terceiro, para estudantes do ensino médio. Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participam nessa modalidade com os seguintes critérios: estudantes do 6º e 7º anos inscrevem-se para as provas do nível 1; alunos do 8º e 9º anos inscrevem-se para as provas no nível 2 e os de ensino médio, para as provas de nível 3.

Os estudantes premiados com medalha de ouro são Geazi Alves da Silva, do Instituto Educacional Gunnar Vingren, de Colinas do Tocantins; Caio Cardoso Carneiro, da Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, de Palmas; e Daniel Souza Gonçalves de Araújo, da Escola Municipal Anne Frank, de Palmas, todos foram classificados no nível 2. Vale lembrar, que a Obmep não divulga notas das provas dos estudantes, apenas a classificação dos premiados.

Secom-TOWelton Mendes da Silva, pai do estudante Geazi, diz que acompanhou e incentivou o filho nas aulas e atividades de matemática. “A gente apoia para que ele assista às aulas. Ele faz curso de iniciação científica, a gente possibilita o tempo suficiente para as atividades. Ele tem um computador que auxilia nas atividades, o que contribui para o rendimento de coisas importantes para ele”, comentou.

A prova da Obmep exige muito raciocínio em vez de conteúdo decorado. Geazi Alves da Silva, premiado com medalha de ouro, falou que esperava uma boa classificação. “Aproveitei todo o tempo disponível para resolução da prova, fiquei até os últimos momentos do tempo. Penso em ser um profissional da área de exatas, como matemática ou engenharia, mas não defini ainda”, disse.

Geazi estudou com o apoio da mãe que, quando estava se aproximando a data da prova, sempre o alertava para os estudos. Assim, o filho pegava todas as provas feitas nos anos anteriores e as respondia. Na escola, o estudante prefere mais a matemática por ter mais facilidade com essa disciplina. Para ele, a matemática é uma matéria fundamental para a vida.

A Olimpíada tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

Secom-TOWiliam Carlos de Sousa, coordenador Regional da Obmep, em Araguaína, afirma que os estudantes têm boas oportunidades para ampliar seus conhecimentos na área da Matemática. “O evento não visa apenas a competição. Há investimento para que os alunos participem de cursos voltados para a aprendizagem da matemática e também bolsas de estudos para os alunos. Além disso, existe também o investimento para professores desenvolverem projetos nas escolas”, comentou.

Para Paulo Cléber Mendonça Teixeira, coordenador Regional da Obmep, as atividades desenvolvidas na Olimpíada transcendem o que geralmente é tradicional nas aulas de matemática. “Por meio dos resultados, a Obmep mostra o aumento do prazer dos estudantes em resolver problemas e também a descoberta da matemática. Com questões desafiadoras que requerem raciocínio para alcançar a solução dos problemas, os alunos se aproximam mais do conhecimento”, finalizou.

O estudante Geazi Alves da Silva, da Escola Gunnar Vingren, de Colinas, medalha de ouro na Obmep, é aluno muito dedicado às atividades escolares. “Sentimo-nos honrados com o resultado alcançado pelo Geazi. Ele é um aluno de potencial alto, além de ser muito dedicado. Isso nos fez crer na possibilidade dessa conquista, e que muitas outras virão”, comentou Salete Lopes de Sousa, diretora do Instituto Educacional Gunnar Vingren, de Colinas.

Fonte: Secom-TO