Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Pecuária Fechou 2016 com Balanço Negativo no Pará

Data do post: 07/01/2017 12:01:11 - Visualizações: (1632)

O balanço da pecuária no Pará fechou o ano de 2016 negativo. O setor registrou queda de 30% nas exportações de carne e 11% na exportação do boi vivo. O principal motivo da forte queda do setor é devido a interdição de parte do porto da Vila do Conde, em Barcarena.

Foto Divulgação"Essa dificuldade de comercializar tanto para exportar animais vivos como para retirar animais do estado do Pará outros estados do Brasil, aumentou a oferta de animais dentro do estado, diminuindo o preço" relatou o pecuarista de Redenção Jordantino Carvalho.

Mais da metade de gado abatido no Pará ainda alimenta o mercado interno. Mas em 2016, o orçamento das famílias apertou muito por causa da crise financeira e a carne acabou perdendo espaço no carrinho de compras do consumidor.

"Durante a semana é duas vezes, no máximo, de carne e o resto e frango", contou Raimundo Nogueira, representante comercial.

Com a queda das exportações e o pasto cheio de gado, a saída dos pecuaristas para dar vasão à produção foi reduzir o preço da carne aos revendedores, que promovem promoções aos clientes para reduzir a quantidade do produto no estoque.

"Os fornecedores aqui no Pará estão abastecidos. Eles estão nos oferecendo um preço mais em conta e estamos repassando também para o nosso cliente", disse Valdemar Reis, gerente de supermercado em Belém.

Fonte: G1 Pará