Mais de 30 Mil Meninos Devem Ser Vacinados Contra o HPV no Tocantins

Data do post: 10/01/2017 11:09:56 - Visualizações: (265)    Imprimir

Ao todo, 30.587 meninos de 12 e 13 anos devem ser vacinados contra o vírus HPV no Tocantins, segundo dados do Ministério da Saúde. A vacina no estado já está disponível e, segundo o governo, os garotos acompanhados dos pais, já podem procurar os postos de saúde. O esquema vacinal é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas.

G1 Tocantins“As doses já foram disponibilizadas aos municípios e as salas estão aptas a receberem este público-alvo. Vale lembrar que também houve mudança em relação a vacina contra a meningite, que protege contra a forma grave da doença. Ela também será disponibilizada para meninos e meninas na faixa etária de 12 e 13 anos”, disse a técnica da Gerência Estadual de Imunização, Greicy Rivelo.

Até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas. O público foi ampliado porque, segundo estudos, a inclusão de meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.

Conforme a Secretaria de Saúde, 343 jovens que vivem com HIV também estão aptos a receberem a vacina. Neste caso, a faixa etária é mais ampla, de 9 a 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses.

Entenda a vacina do HPV

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso, e a sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.

A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Fonte: G1 Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Prefeito de Tocantinópolis, Paulo Gomes Participa da 18ª Formatura do Proerd

Foto da notícia

Data: 16/12/2017 17:47:08 - Visualizações: 654

Notícias Relacionadas

18/12/2017
Comunidade Detém Assaltante e o Entrega à Polícia Militar Para Oficializar a Prisão

18/12/2017
Polícia Civil Prende Suspeita de Roubo a Posto de Combustíveis em Arraias

18/12/2017
Aposentado Recebe Benefício Por Mais de 3 Anos Após Morte e Juiz Determina Devolução de Valores

18/12/2017
Comandante da Capitania Fluvial Ministra Palestra aos Integrantes do CIOPAER

18/12/2017
MPE Recomenda Instalação de Sinalização em Obras de Rodovia que Corta Porto Nacional

18/12/2017
Exposição 'Caminhos da Cidadania' Está Aberta no Palmas Shopping Até 7 de Janeiro

Todas as Notícias