Faça seu login Cadastre-se

Olá Visitante.

Pesquise notícias

Publicidade

Janela de Plantio da Soja Sequeiro Encerra Dia 15 de Janeiro

Data do post: 11/01/2017 18:55:52 - Visualizações: 227                                                                                                         Imprimir

Encerra no próximo domingo, 15, o prazo estabelecido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a janela de plantio da soja sequeiro no Tocantins SAFRA 2016/2017. 

Adapec TocantinsA medida adotada visa o controle da ferrugem asiática na cultura da oleaginosa. A partir de 2016, a Agência passou a adotar a medida no período de 1º de outubro a 15 de janeiro.

Nesta safra, a Adapec editou uma portaria que torna obrigatório o cadastramento anual a cada safra, das propriedades e/ou áreas produtoras de soja. “Os produtores devem ficar atentos ao prazo de cadastramento que vai até o quinto dia útil após o prazo final da janela de plantio. O sojicultor deve procurar o escritório da Adapec do município onde está a área plantada e preencher o formulário ou se preferirem acesse o site da www.adapec.to.gov.br/areavegetal”, disse o inspetor de defesa agropecuária,  responsável técnico pelo Programa de Grandes Culturas, Cleovan Barbosa Pinto.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo ressaltou a importância desta medida para o controle da ferrugem asiática. “A soja é a principal cultura do Tocantins, e esta ação feita pela Adapec tanto no cadastro, quanto na janela de plantio é uma garantia para controlarmos a ferrugem asiática e outras pragas que afetam a soja”, enfatizou o presidente.

Cleovan explicou que a janela de plantio evitará que o produtor faça mais de uma semeadura por safra. “As pragas ganham resistência quando não quebramos o seu ciclo, e para evitarmos que isso aconteça foi estabelecido por meio de portaria esta calendarização do plantio” disse ele, acrescentando que antes da medida corria o risco do produtor plantar logo no início da safra, colher mais cedo e fazer um novo plantio, e com isso, aumentar o surgimento da ferrugem asiática e de outras pragas, aumentando o número de aplicações de produtos fitossanitários, consequentemente o custo de produção e colocando em risco a eficiência dos produtos disponíveis.

De acordo com a Adapec, na questão fitossanitária, em detrimento do clima seco e falta de chuvas, tanto pragas e doenças até o momento não foi registrado grandes problemas nesta safra.   

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Comentários (0)

você precisa estar logado para comentar Logar 

Esta notícia não tem nenhum comentário, seja o primeiro!

PUBLICIDADE

Destaque

Novas Lanchonetes da Beira Rio de Tocantinópolis Recebem Cobertura de Piaçava

Foto da notícia

Data: 23/05/2017 18:52:26 - Visualizações: 2006

Após demolição das lanchonetes localizadas parte superior da Beira Rio, a Prefeitura segue com a construção de outros dois novos espaços através de um projeto...

Endereço

Avenida Nossa Senhora de Fátima - 1595, Centro

Contato

(63) 3471-1970, (63) 8119-0520 (Tim), (63) 8441-0195 (oi), (63) 9957-1100 (Vivo) e (63) 9276-6362 (Claro)

Siga-nos

2014 - TocNoticias - Portal de Notícias - Todos direitos reservados...

Administrado por: Roberlan Cokim