Janela de Plantio da Soja Sequeiro Encerra Dia 15 de Janeiro

Data do post: 11/01/2017 18:55:52 - Visualizações: (315)    Imprimir

Encerra no próximo domingo, 15, o prazo estabelecido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a janela de plantio da soja sequeiro no Tocantins SAFRA 2016/2017. 

Adapec TocantinsA medida adotada visa o controle da ferrugem asiática na cultura da oleaginosa. A partir de 2016, a Agência passou a adotar a medida no período de 1º de outubro a 15 de janeiro.

Nesta safra, a Adapec editou uma portaria que torna obrigatório o cadastramento anual a cada safra, das propriedades e/ou áreas produtoras de soja. “Os produtores devem ficar atentos ao prazo de cadastramento que vai até o quinto dia útil após o prazo final da janela de plantio. O sojicultor deve procurar o escritório da Adapec do município onde está a área plantada e preencher o formulário ou se preferirem acesse o site da www.adapec.to.gov.br/areavegetal”, disse o inspetor de defesa agropecuária,  responsável técnico pelo Programa de Grandes Culturas, Cleovan Barbosa Pinto.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo ressaltou a importância desta medida para o controle da ferrugem asiática. “A soja é a principal cultura do Tocantins, e esta ação feita pela Adapec tanto no cadastro, quanto na janela de plantio é uma garantia para controlarmos a ferrugem asiática e outras pragas que afetam a soja”, enfatizou o presidente.

Cleovan explicou que a janela de plantio evitará que o produtor faça mais de uma semeadura por safra. “As pragas ganham resistência quando não quebramos o seu ciclo, e para evitarmos que isso aconteça foi estabelecido por meio de portaria esta calendarização do plantio” disse ele, acrescentando que antes da medida corria o risco do produtor plantar logo no início da safra, colher mais cedo e fazer um novo plantio, e com isso, aumentar o surgimento da ferrugem asiática e de outras pragas, aumentando o número de aplicações de produtos fitossanitários, consequentemente o custo de produção e colocando em risco a eficiência dos produtos disponíveis.

De acordo com a Adapec, na questão fitossanitária, em detrimento do clima seco e falta de chuvas, tanto pragas e doenças até o momento não foi registrado grandes problemas nesta safra.   

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Entrevista, Prefeito de Tocantinópolis Fala dos Seus Primeiros 11 Meses Como Gestor e Rebate Críticas

Foto da notícia

Data: 20/11/2017 05:11:38 - Visualizações: 1071

Notícias Relacionadas

20/11/2017
Governo Autoriza Cofinanciamento de R$ 1 Milhão e 300 Mil Para Municípios

20/11/2017
Sine Orienta Mais de 100 Trabalhadores Quanto a Saúde e Segurança no Trabalho

20/11/2017
Polícia Militar Prende Dois Jovens Por Receptação de Motos Roubadas em Xambioá

20/11/2017
Três São Condenados em Araguatins Por Receptação de Carros de Luxo e Uso de Documentos Falsos

20/11/2017
Defensoria Requer Cumprimento de Decisão Judicial com Realização de Cirurgias Neurológicas

20/11/2017
Garotas de Talismã Ganham Festa de 15 Anos Após Concluírem Cursos no CRAS

Todas as Notícias