Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Em Tocantinópolis, Acusados de Assassinar Romildo Alves por Degolação, Voltam Para a Cadeia

Data do post: 12/01/2017 13:07:24 - Visualizações: (7992)

Bruno Gomes Barros de 21 anos e Yarley Carvalho Costa de 19 anos, foram encaminhados novamente para a Casa de Prisão Provisória de Tocantinópolis no final da tarde desta Quarta Feira (11), depois do Delegado cumprir mandado de prisão contra a dupla.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brAscom/SSP-TOO delegado regional de Tocantinópolis Dr. Tiago Daniel de Moraes, diz ter esclarecido o homicídio contra Romildo Alves Lima, crime que aconteceu na data de 26 de Fevereiro de 2015, na Rua "H", no Setor Vila Antonio Pereira. (Clique Aqui e reveja matéria da época)

Logo após o crime, as investigações levaram a suspeita sobre Yarley Carvalho Costa e Bruno Gomes Barros, este ultimo conhecido pela alcunha de "Basquete", quando ambos confessaram o crime para o delegado e os dois chegaram a ser presos, porém, dias depois de conseguirem uma dvogado a dupla de acusados foi liberada, sob a alegação de ambos teriam confessado o crime mediante tortura feita pelo próprio delegado, o que foi acatado pela justiça.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brFaltava ainda para fechar o inquérito o depoimento de uma testemunha chave, sendo este Leandro Nunes Cortez, que chegou a prestar esclarecimentos a justiça mais empreendeu fuga se tornando foragido da justiça, sendo preso alguns meses depois pela Polícia Rodoviária Federal próximo a cidade de Paraíso do Tocantins, e depois de ser recambiado para Tocantinópolis resolveu abrir o bico e contar o que realmente aconteceu.

Leandro foi ouvido, e como não havia indícios de sua participação no crime, ou seja, ele apenas viu o acontecido sem ter tomado parte da ação homicida, Nunes foi liberado. Após tomar conhecimento do depoimento de Leandro Cortez, o Ministério Público entrou em ação e pediu a prisão preventiva dos dois acusado o que foi acatado pelo Juiz de Direito Dr. Helder Carvalho Lisboa que em sua decisão justificou da seguinte forma: "Diante da notícia de que o paciente foi pronunciado pela tentativa de homicídio qualificado, presume-se a presença da materialidade e fortes indícios de autoria do crime em tela. A sentença de pronúncia afasta o alegado excesso de prazo da custódia cautelar, nos termos da Súmula 21 do STJ. O paciente foi indiciado por mais dois crimes graves (roubo circunstanciado e tráfico de drogas,  além do homicídio no qual foi decretada a sua prisão cautelar, o que denota o seu elevado grau de periculosidade. Foi noticiado nos autos a existência de ameaças dirigidas às testemunhas do fato delituoso, o que, acrescidas as demais circunstâncias processuais, legitima a manutenção da prisão preventiva para a preservação da ordem pública e da instrução processual. Diante disso, decreto a prisão preventiva de Bruno Gomes Barros e Yarley Carvalho Costa". Justificou o magistrado.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brO delegado Regional Dr. Tiago Daniel de Moraes concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Tocnoticias explicando sobre o desenrolar do caso do assassinato de Romildo Alves Lima. Na entrevista o delegado afirmou que o caso do Romildo já estava esclarecido desde quando o crime aconteceu, e segundo Tiago os rapazes que haviam sido presos logo após a morte da vítima não deveriam se quer ter saído da cadeia, mais conseguiram em razão das várias brechas da lei. "Em razão de brechas que a nossa lei concede as pessoas, eles conseguiram sair da cadeia mas, hoje retornaram e no nosso entendimento o crime já está esclarecido". Explicou o delegado.

Perguntamos ao representante da lei, se eles foram presos ou se apresentaram e Dr. Tiago respondeu o seguinte: "Na verdade o Ministério Público, após a apresentação de uma das pessoas que tinham mandado de prisão decretada, após ter ciência da declaração dessa pessoa, o Ministério Público pediu a prisão dos dois envolvidos, dos dois autores, então eu e os intimei até a delegacia para os ouvi-los novamente e após ter feito o interrogatório deles e os informei que havia mandado de prisão contra eles, então eles se apresentaram para serem ouvidos na delegacia e como já tínhamos um mandado fizermos o comprimento dele". Esclareceu Daniel.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brComo os dois acusados haviam sido presos e posteriormente liberados, perguntamos ao delegado se dessa vez não ocorreria o mesmo e Tiago disse: "Eu acredito que não, porque conforme o tempo vai passando a gente vai procurando corrigir os erros que a gente comete durante a investigação, então existiram alguns erros que possibilitaram essa  saída deles prematura mas, a gente reiniciou as investigações assim que eles foram colocados em liberdade e conseguimos outras provas contra eles e que culminou na prisão deles hoje".  Explanou Moraes.

Como em 2016 aconteceram 07 homicídios e alguns ainda estão por serem esclarecidos, indagamos a Tiago quais seriam as metas da regional que ele chefia para 2017 e o delegado respondeu: "Esse ano o nosso foco principal é atacar o tráfico de drogas e buscar outros responsáveis por outros crimes de homicídio que foram praticados aqui neste ano de 2016. Então nossa principal meta é combate do tráfico de drogas e combater e esclarecer os casos de homicídios, porque o tráfico de drogas acaba colaborando muito para outros crimes então o nosso a nossa meta principal nesse ano  é contra o tráfico de drogas e esclarecimento de outros crimes de homicídio, sem falar nos crimes de roubo que começaram aparecer, e nos diversos Furtos, nós atendemos todas as áreas mais os crimes principais que são o tráfico e homicídio a gente vai procurar Dar uma atenção especial neste ano de 2017, mais do que a gente já fez em 2016". Citou Tiago Daniel.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brComo a Regional que Tiago comanda abrange 10 município, perguntamos se a quantidade de agentes era suficiente e o delegado respondeu:  "O contingente é muito pequeno, somos ciente disso, só que o que a gente perde em pessoas a gente ganha em vontade, e a nossa vontade é muito grande. Eu sei que não conseguimos fazer tudo, mas, gostaríamos de fazer, a nossa vontade é de fazer, a nossa determinação e empenho é no sentido de que quanto mais crimes a gente esclarecer e evitar que aconteça e coibir, essa é a nossa intenção. Diminuir os crimes aumentar o esclarecimento de crimes mesmo com o nosso contingente reduzido, por que nossa equipe que a gente tem, tem vontade tem o interesse e todos moramos aqui queremos ver todas as cidades da nossa região mais tranquilos e com menos violência". Finalizou Tiago Daniel de Moraes.

Assista no vídeo abaixo a entrevista na íntegra:

Fonte: Redação do Tocnoticias com Informações da Polícia Civil de Tocantinópolis