Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Defensoria Participa de Debate Sobre Sistema Socioeducativo

Data do post: 16/01/2017 18:01:19 - Visualizações: (926)

Mesa aconteceu durante aula inaugural dos aprovados na primeira fase do concurso para o quadro do Sistema Socioeducativo.

Defensoria Pública-TOA defensora pública Maria do Carmo Cota, coordenadora do NUDECA – Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, participou, na noite deste domingo, 15, da aula inaugural do curso de formação dos candidatos aprovados na primeira fase do concurso para provimento do quadro de servidores efetivos do Sistema Socioeducativo do Governo do Estado. Ela fez parte de uma mesa redonda que discutiu o atual Sistema, seus problemas e perspectivas. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, e contou com a presença da Secretária Estadual da Cidadania e Justiça – SECIJU, Gleidy Braga.

Além da defensora pública, também participaram do debate a diretora de Proteção aos Diretos da Criança e do Adolescente da SECIJU, Naysângela Tenório; o coordenador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Universidade Federal do Tocantins, Denilson de Castro; o presidente da FASEPA – Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará, Simão Bastos; e o mediador da mesa redonda foi o subsecretário da SECIJU, Hélio Pereira Marques.

Defensoria Pública-TOA Coordenadora do NUDECA destacou o trabalho conjunto da Defensoria Pública do Tocantins e iniciativas que estão sendo tomadas para a melhoria do Sistema Socioeducativo, como por exemplo o projeto “Socioeducar Unidos para Vencer”, uma parceria da DPE-TO, Governo do Estado, Prefeitura de Palmas, SENAC e SENAI. A Defensora desejou boas vindas aos alunos, convidou os futuros socioeducadores a serem parceiros e a realmente fazerem parte do Sistema colaborando para a real ressocialização dos adolescentes.

Na oportunidade, o presidente da FASEPA, Simão Bastos, ministrou também uma palestra para os alunos com o tema “Práticas Socioeducativas: avanços, perspectivas e desafios”, onde apresentou o modelo aplicado nas unidades do Estado do Pará.

Curso

Defensoria Pública-TOParticipam da segunda fase do certame os candidatos que concorrem às vagas de Assistente Socioeducativo, Técnico e Analista Socieducador. O objetivo do curso é formar e avaliar os candidatos matriculados para o exercício das atribuições dos cargos que irão exercer.

Nesta fase, os candidatos terão aulas teóricas e práticas ministradas no campus universitário de Palmas da UFT – Universidade Federal do Tocantins e sob a responsabilidade da COPESE – Comissão Permanente de Seleção. O curso de formação vai até em 15 de fevereiro, a aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 19 de fevereiro e o resultado final será divulgado em 10 de março.

As vagas do concurso público são distribuídas em nível médio e técnico, e superior. Os cargos são: Assistente Socioeducativo com as funções de técnico de enfermagem e motorista; Técnico Socioeducador feminino e masculino; e Analista Socieducativo dividido em assistente social, pedagogo, psicólogo, advogado, médico clínico, educador físico, enfermeiro, nutricionista, dentista, terapeuta ocupacional.

Fonte: Defensoria Pública-TO