Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Comissão de Gestores da Assistência Social Reúne Representantes dos 139 Municípios do Estado

Data do post: 16/02/2017 06:52:23 - Visualizações: (950)

Com auditório lotado, a Comissão Intergestores Bipartide do Tocantins (CIB/TO) realizou sua 96ª reunião ordinária nesta quarta-feira, 15, em Palmas.

Além dos componentes da mesa diretora da Comissão, participaram do encontro, 267 pessoas entre secretários municipais e técnicos da assistência social dos 139 municípios do Estado.

Foto: Carlessandro SouzaDe acordo a secretária do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, a participação maciça dos municípios na primeira reunião da CIB em 2017 demonstra o interesse e o zelo dos gestores com a política de assistência social: “Estamos muito felizes com todo esse envolvimento, acreditamos que as equipes municipais estão buscando se capacitar e se moldar as novas regras da assistência e isso trará inúmeros benefícios à população”, comemora Patrícia.

Os destaques entre as pautas foram as elucidações sobre os papéis da Cib e do Colegiados Estadual de Secretários Municipais de Assistência Social (Coegemas); o processo de regionalização dos serviços de proteção social especial que prevê a implantação, em 2017, de sete Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Regionais e o anuncio de inúmeras capacitações para às equipes técnicas de acordo com demandas levantadas pelos próprios municípios.

Foto: Carlessandro SouzaPara o presidente do Coegemas Tocantins e secretário municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, José da Guia Pereira, a participação dos gestores na CIB é fundamental e explica: “A comissão é a principal instância de debate em que podemos expor dúvidas, demandas e também receber informações sobre as mudanças na política de assistência”, disse.

Em sua primeira participação na CIB o recém empossado secretário de Desenvolvimento Social de Palmas, José Geraldo, ressaltou a participação efetiva dos municípios e declarou: “Estou impressionado com o interesse e envolvimento de todo o nosso Estado. Acredito que com essa integração e a busca por capacitação vamos aprimorar cada vez mais a política de assistência o que resulta em melhores serviços para nossa população”, concluiu

Sobre a CIB

Foto: Carlessandro SouzaA Comissão é um espaço de articulação e interlocução dos gestores municipais e estaduais da política de assistência social, caracterizando- se como instância de negociação e pactuação quanto aos aspectos operacionais da gestão do Suas.

A CIB é constituída por representantes da Setas, que é o órgão gestor estadual da Política de Assistência Social e por gestores municipais indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social / Coegemas.

Fonte: Lara Cavalcante/ Governo do Estado