Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec Reúne Supervisores Para Discutir Ações de Defesa Agropecuária

Data do post: 21/02/2017 18:05:21 - Visualizações: (834)

Com o objetivo de estabelecer as diretrizes e alinhar metas ligadas a área animal e vegetal para 2017, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) iniciou nesta terça-feira, 21, a 1º Reunião Técnica do ano direcionada aos inspetores e supervisores. 

Adapec TocantinsAs discussões, que incluem ainda a participação dos profissionais que trabalham na inspeção animal, seguem até quinta-feira 23, em Palmas.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o encontro é uma oportunidade de padronizar as atividades técnicas, divididas pela área de atuação dentro das delegacias regionais. “Estamos discutindo um cronograma vasto que aborda os principais programas sanitários da agropecuária, executados pela Agência. Desta maneira, debatemos as demandas e buscamos as melhores estratégias que servirão de base para todo o ano”, ressaltou.

O auditor fiscal federal agropecuário, Welcton Assunção, que proferiu palestra nesta terça-feira, 21, sobre a padronização de relatórios, informes e legislação do Programa Nacional de Sanidade Avícola, disse que o objetivo do treinamento é aprimorar e nivelar a supervisão estadual a nacional. “O Ministério da Agricultura busca o mesmo padrão nas supervisões internas, resultando na eficiência do trabalho final. Nos próximos dias também abordaremos os temas ligados aos programas sanitários de suídeos, controle da raiva, entre outros”, destacou.

Para o inspetor agropecuário, Giliarde Gonçalves de Almeida, o treinamento tem grande importância para adequação de documentos que serão usados nas supervisões técnicas. “Buscamos uma sincronia com a mesma qualidade em todo o Estado, para que possamos cumprir as metas no interior, nas unidades locais e nas barreiras fixas e volantes. Trouxemos ainda as discussões sobre os gargalos para encontrarmos as melhores soluções”, disse. 

Adapec TocantinsInspeção Animal

Na reunião com inspetores agropecuários da área de inspeção animal, entre os principais assuntos debatidos está a revisão do decreto para regulamentação da Lei que dispõe sobre a habilitação sanitária do microempreendedor individual, empreendimento familiar rural e pelo empreendimento econômico solidário no Estado. Da reunião deverá sair a Minuta. “A Lei está sendo estudada com outros órgãos para enquadrarem os produtos específicos de sua responsabilidade, a Adapec cabe os produtos de origem animal”, explica a gerente de inspeção animal da Agência, Joseanne cademartori Lins.

De acordo com a vice-presidente da Adapec, Marcia Helena da Fonseca, a Lei visa beneficiar o pequeno produtor, que produz o leite e queijo na propriedade, em pequena escala. “Queremos uma legislação para que ele produza dentro nas normas de higiene e com as condições que ele tem, oferecendo a população alimentos de qualidade”, avaliou acrescentando ainda que, mesmo a produção sendo considerada pequena, os requisitos sanitários serão os mesmos de garantia de qualidade do produto.

Fonte: ADAPEC Tocantins