Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Sexo Oral Sem Camisinha, Excesso de Cigarros e Consumo de Bebidas Alcoólicas Aumentam a Chance de Câncer de Boca

Data do post: 23/02/2017 17:03:16 - Visualizações: (1447)

Você sabia que os principais fatores para o desenvolvimento do câncer de boca são o uso do cigarro e do álcool? Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORL), o Brasil é um dos países com maior incidência da doença no mundo. 

Foto DivulgaçãoO excesso do cigarro e de bebidas alcoólicas aumenta a chance de uma pessoa desenvolver o câncer de boca. Segundo o otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues, as feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, dor na garganta e manchas esbranquiçadas são os principais sintomas da doença.

Outro fator de risco é o sexo oral sem camisinha que pode causar doenças sexualmente transmissíveis e que pode levar ao câncer de boca, causado pelo HPV. Com a proximidade do carnaval, a preocupação aumenta, já que os jovens são os mais afetados com a doença no período de folia. 

Tratamento

Quando diagnosticado no inicio a chance de cura é maior. “ O tratamento é feito de forma simples e a recuperação do paciente é rápida. Entretanto, a maioria dos casos de câncer de boca quando diagnosticados já estão avançados. Por isso, é importante ir ao médico sempre que sua boca apresentar algum sintoma ou lesão”, disse o especialista, Hugo Rodrigues.

Prevenção

- consulte seu médico e sempre realize exame clínico da boca

-  faça uma alimentação saudável: verduras, frutas e legumes

- evite ou reduza uso do cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas

-  Ferida na boca que não cicatriza em 15 dias – procure um médico 

Fonte: Rita de Cassia