Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Preso a 05 Anos, Detento da CPP de Tocantinópolis se Dedica aos Estudos e Passa no Vestibular da UFT

Data do post: 27/02/2017 17:55:57 - Visualizações: (6740)

O apenado James de Oliveira Sousa de 35 anos, está preso na casa de prisão provisória de Tocantinópolis a cinco anos, e depois de alcançar a pontuação através do ENEM, conseguiu vaga para o curso de Gestão de Cooperativa no campus da UFT de Araguaína.

Foto DivulgaçãoAo saber da novidade nossa equipe se deslocou até a CPP e após conseguir autorização do diretor que ainda concedeu entrevista, conseguimos ter uma rápida conversa com o apenado que agora é só alegria por deixar a cadeia para fazer a faculdade.

James falou sobre o que o influenciou a ter sido preso e condenado, culpando as drogas e durante sua fala deu conselhos para as pessoas não fazerem uso de entorpecentes pois as vezes é um mundo sem volta.

Na entrevista James foi interrogado a explicar da sua satisfação e alegria de estar sendo o primeiro detento da CPP de Tocantinópolis a conseguir a tão preciosa vaga na faculdade, onde o apenado foi só agradecimentos: "Primeiramente gostaria de agradecer a Deus por ter me dado forças porque eu vim parar nesse lugar devido ao mundo das drogas mas, graças a Deus eu reconheci meu erro e me apresentei e estou aqui cumprindo a pena. Já estou a cinco anos preso e durante esse período me dediquei aos estudos me esforcei para sair do mundo das drogas. Quero passar um grande recado para todos que estão aí no mundo das drogas. Carnaval está chegando aí não sue drogas, não beba, não corrompe a sua vida porque você pode parar aqui na mesma situação que eu estou, talvez não pelo mesmo crime mais por outro que te levará a mesma situação e você não se torna melhor do que eu em situação nenhuma como essa. Graças a Deus as portas se abriram muito para mim, quero agradecer a todos aqui da gestão da cadeia pública principalmente o diretor senhor Vinícius que me apoiou muito, me ajudou se mobilizou, trouxe o ENEM para mim fazer aqui mesmo preso e eu me dediquei, estudei e hoje estou aqui. Quero agradecer a todos os funcionários também de uma forma geral que me ajudaram e me apoiaram, recebi oportunidade trabalhar na cadeia pública de Tocantinópolis estou trabalhando aqui na horta e ajudando também em todos os serviços diversos em geral, tudo que me pedem para fazer eu estou ajudando, por isso estou muito grato.

Foto divulgaçãoQuero agradecer também ao senhor juiz que me deu oportunidade que me deu autorização para mim trabalhar aqui na horta e graças a Deus eu estou aqui hoje, e estou feliz pois estou realizado. Agora eu só tenho um objetivo na minha vida que é estudar e mudar de vida, então uma parte do meu sonho já está concluída agora eu quero terminar até o fim, quero terminar a faculdade e no futuro arrumar um emprego melhor e dar a volta totalmente por cima, por que muitos julgam mas poucos ajudam, e hoje eu estou aqui graças a Deus pela vontade de Deus e pelo meu esforço e ajuda das pessoas que acreditaram em mim principalmente do senhor diretor da cadeia Vinicius que foi quem acreditou e me apoiou no meu sonho e trouxe o Enem para cá e eu consegui passar. Essa é a mensagem que eu quero passar para todos vocês." Agradeceu James. Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brO diretor da cadeia pública também falou da satisfação de ter o primeiro apenado a conseguir uma vaga na universidade graças ao empenho de toda a equipe da CPP.

"Primeiro foi uma satisfação muito grande quando agente obteve o resultado e ficamos sabendo que o James foi aprovado na Universidade Federal Tocantins no curso gestão de cooperativas.

Ele fez o Enem PPL que é o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade que foi aplicado aqui dentro da unidade no dia 13 e 14 de Dezembro, ele também foi inscrito no SISU (Sistema de Seleção Unificado), e obteve esse êxito, teve uma boa nota, fez uma boa redação, e agora ele é uma pessoa que tem vínculo com Universidade Federal do Tocantins. Então no momento que a gente vê tantas notícias ruins a respeito do Sistema Prisional Brasileiro, nós termos aqui no Tocantins, mais precisamente em Tocantinópolis um recluso aprovado num vestibular da Universidade Federal, curso gratuito, é um exemplo de sucesso, a gente tem que dar publicidade aos bons exemplos até porque tem outros presos aí que vão ver o exemplo do James e isso vai surtir um efeito pedagógico. A família dele tá muito satisfeita assim como os amigos.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brEle é um apenado que sempre colaborou com a gestão trabalhando aqui na unidade principalmente na horta. É uma pessoa que aprendeu o ofício do artesanato na confecção de tapetes, então é um cara que está hoje apto ao convívio social. Eu quero parabenizar ele porque o meu intuito é  promover a missão da nossa secretaria, promover a reintegração social. Lá na lei de execuções penais fala que a execução penal os objetivos é a harmônica Integração Social do apenado, porque o objetivo da pena não é só punir, mais também reintegrar a sociedade.

Eu te desejo parabéns James, e desejo sorte na sua nova empreitada na sua vida, e que dê tudo certo para você conclui o curso e que você volte aqui formado para mostrar para todas as pessoas que você se superou, e virou essa página ruim da sua vida e agora vai escrever nas páginas em branco que está por vir na sua vida uma bela história, parabéns". Disse o diretor Vinicius. 

Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:

Fonte: Redação do Tocnoticias