Faça seu login Cadastre-se

Olá Visitante.

Pesquise notícias

Publicidade

Prefeitura Realiza 1º Encontro da Melhor Idade de Tocantinópolis

Data do post: 05/03/2017 22:18:42 - Visualizações: 2511                                                                                                         Imprimir

A prática de atividades físicas e de lazer aliadas ao processo envelhecimento, proporciona aos idosos, benefícios que efetivam a qualidade de vida e no melhoramento dos aspectos físico, social e cognitivo.

Foto: Dirceu LenoFoi com esta proporção que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na sexta-feira (24), o 1º Encontro da Melhor Idade de 2017.

Durante o ensejo, fora lançado o Projeto Dançaterapia na Terceira Idade, no qual tem como objetivo promover atividades físicas e de lazer com caráter lúdico, proporcionando, sobretudo, qualidade de vida aos idosos de Tocantinópolis. Além de tirar o idoso da ociosidade, o projeto prevê a integração da pessoa idosa à sociedade, promovendo através da dança, atividades físicas e o resgate da valorização do papel social do idoso por meio de seus saberes, expectativas e vivencias relativas à integração.

A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Eleny Araújo ao fazer uso da palavra, disse que o encontro foi uma forma de todos se reencontrar, bem como de apresentar a nova proposta de trabalho referendada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, aos idosos. Na oportunidade, destacou ainda que a nova gestão dará continuidade ao belíssimo trabalho do qual fora feito na gestão do ex-prefeito Fabion Gomes.

“Iremos dá continuidade aos trabalhos que vinham sendo realizados, pois nosso objetivo maior é promover esse encontro harmonioso com todos os idosos. Estamos lançando hoje o Projeto Dançaterapia que além de agregar a dança, elevará a autoestima e consequentemente a qualidade de vida dos idosos. A proposta é que o projeto seja ofertado mensalmente, pois este era um anseio dos idosos. Aqui todos poderão confraternizar juntos, desenvolvendo vários ritmos de dança, como por exemplo, a zumba que está no auge, para que todos possam de fato, desenvolver as atividades físicas que tanto gostam”, ressaltou Eleny.

Foto: Dirceu LenoEleny comentou ainda que a Prefeitura dará sua parcela de contribuição apoiando passeios onde todos possam se alegrar fraternamente juntos. “O trabalho não terminou. O trabalho continua e queremos a cada dia nos aperfeiçoar cada vez mais. A partir de agora iremos nos encontrar mensalmente nesse projeto, e aqueles que tiverem interesse, o CRAS está com diversas atividades direcionadas aos idosos, para participar é nos procurar. Estaremos à disposição de todos, no sentido de ajudar nossos idosos e contribuir cada dia mais com a qualidade de cidade desse povo que é tão importante para nós”, destacou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Vandecy Soares Ribeiro que no ato representou secretário municipal de Saúde, Jair Aguiar, ficou muito feliz ao ver a quantidade de idosos reunidos no encontro. “Espero que esse grupo aumente cada vez mais. Vejo a importância dos idosos participarem dessas ações para que no futuro bem próximo, possam servir de exemplo para a sociedade, pois para mim, os idosos de Tocantinópolis sempre foram um exemplo, desde quando participaram da UMA. Tenho certeza que o prefeito Paulinho tem grandes projetos para os idosos. A Secretaria de Assistência Social está abrindo leques para os idosos terem e construírem uma vida com qualidade”, ressaltou.

Foi motivo de alegria para o policial militar Cantanhede, ao saber que iria representar o capitão Fioravan no Encontro da Melhor Idade, pois quem iriam estar presente seriam pessoas experientes. “Quando eu vejo o poder público valorizando essas pessoas da terceira, me sinto também valorizado, sinto que meu pai e minha mão estão sendo valorizados. Hoje somos jovens, amanhã iremos está com a mesma experiência dos idosos aqui presentes. Espero que ao chegar na velhice, tenhamos também o poder público preocupado conosco. O Brasil é um país que não valoriza seus os idosos. É um país que precisa de leis especificas para poder garantir os direitos das pessoas mais experientes. Diferente do Japão, que não possui uma lei para amparar o idoso, porém os idosos são valorizados e suas opiniões valem. Infelizmente no Brasil algumas pessoas não valorizam seus pais quando chegam na melhor idade. Acho bonito ver os idosos se divertindo. Não tem coisa mais bonita para mim do que isso, de ver as pessoas mais experientes sendo valorizadas como está sendo aqui em Tocantinópolis”, pontou.

O prefeito Paulo Gomes (PSD) disse estar feliz por iniciar as ações voltadas para a pessoa idosa. “O carinho pessoal meu, e da Prefeitura de Tocantinópolis pelos idosos será por muito tempo. Vamos mostrar isso através de ações, ações que visam melhorar a qualidade de vida de cada idoso. Ações que transformarão esse momento num momento especial e cultural buscando efetivar a qualidade de vida através da saúde e bem estar social”, ressaltou.

Na oportunidade, o gestor municipal disse ainda que irá buscar parcerias junto a Universidade Federal do Tocantins, através do Curso de Educação Física, bem como parceiras com as Secretarias de Estado da Saúde e Assistência Social, pois o município se torna grande quando melhora a qualidade de vida da população. “Isso é o início, é apenas o ponto inicial. Teremos grandes encontros e grandes felicidades num momento no qual iremos buscar a qualidade de vida para todos. Com todo meu carinho, iremos sim, buscar parcerias com os idosos, pois digo uma coisa: tenho muito a aprender, mas tenho muito a em ensinar para vocês. Iremos nos tratar como amigos, como filho, como companheiros, porque é assim que pretendemos trabalhar tendo grandes vitórias e proveito para todos nós”, ponderou o prefeito Paulo.

A professora da UFT, Drª Fabíola Andrade, que na ocasião proferiu uma palestra motivacional sobre envelhecimento, se colocou na condição de integrante da Universidade, à disposição para projetos que beneficiem a pessoa idosa de Tocantinópolis. “Na perspectiva de melhoramos a qualidade de vida dos idosos deste município, desejo vê-los sempre ativos, felizes, saudáveis, e dizer para o prefeito Paulinho, que a Universidade está de portas abertas para qualquer projeto que a Prefeitura, sua gestão ou as Secretarias Municipais vierem a fazer, porque desde 2009 a gente vem discutindo, estudando e buscando cada vez mais entender o processo de envelhecimento humano, a fim de oferecermos uma qualidade de vida melhor a todos”, destacou.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópollis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Comentários (0)

você precisa estar logado para comentar Logar 

Esta notícia não tem nenhum comentário, seja o primeiro!

Endereço

Avenida Nossa Senhora de Fátima - 1595, Centro

Contato

(63) 3471-1970, (63) 8119-0520 (Tim), (63) 8441-0195 (oi), (63) 9957-1100 (Vivo) e (63) 9276-6362 (Claro)

Siga-nos

2014 - TocNoticias - Portal de Notícias - Todos direitos reservados...

Administrado por: Roberlan Cokim