Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Deputados Querem Modificar Lei Sobre Taxas Cartoriais

Data do post: 23/03/2017 17:52:09 - Visualizações: (758)

Entre os encaminhamentos resultantes da audiência pública sobre supostos abusos nas taxas cartoriais do Tocantins constam pedidos de propostas de alteração, por escrito, conforme entendimento das entidades que representam cartórios e produtores rurais.

Assembleia Legislativa-TOA sugestão é dos deputados Zé Roberto (PT) e Elenil da Penha (PMDB), autores do requerimento pela audiência e presidente da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público da Assembleia Legislativa.

O parlamentar propôs consultas à Procuradoria da Casa sobre os poderes do Legislativo para alterar as leis cartoriais e levantar dados acerca de suas receitas e despesas. Por fim, o parlamentar convidou a todos para uma nova reunião, quando serão discutidas propostas concretas.

Em seu primeiro pronunciamento, Eli apontou a discrepância entre os valores do Tocantins e de Goiás. Como exemplo, mencionou o preço máximo cobrado por um protesto: R$ 890 no Tocantins e R$ 383 no Estado vizinho. “Temos que colocar as custas cartoriais no nível da realidade econômica do Estado”, resumiu o deputado.

Ao manifestar-se em defesa dos cartórios, a registradora civil Marley Máximo solicitou que os estabelecimentos de registro civil fossem considerados à parte. Conforme disse, essas empresas contratam por regime celetista, mas pagam impostos como pessoa física.

“Com a lei da gratuidade dos registros de nascimento, natimorto e óbito, os cartórios de registro civil estão se extinguindo. Nos concursos, ninguém mais quer”, declarou Marley.

Fonte: Assembleia Legislativa-TO