Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Palestras Sobre Defesa Sanitária Animal e Vegetal Encerram Reunião Descentralizada em Colinas

Data do post: 23/03/2017 20:04:12 - Visualizações: (780)

Temas ligados as áreas de defesa sanitária animal e vegetal encerram reunião descentralizada, na tarde desta quinta-feira, 23, em Colinas.

Dinalva Martins-Governo do TocantinsO encontro contou com a participação de 60 profissionais, entre inspetores e fiscais agropecuários, que tiveram a oportunidade de discutirem ações estratégicas, alinhamento e padronização das atividades executadas no Sistema de Defesa Agropecuária do Tocantins.

De acordo com o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo, a reunião foi produtiva, aprofundou o debate sobre os desafios das diversas áreas de forma dinâmica e democrática. “Quando reunimos vários setores, podemos discutir todas as ações, as particularidades e deficiências, pra juntos buscarmos as soluções, visando profissionais motivados e o fortalecimento do agronegócio”, enfatizou o presidente.

A diretora de defesa, sanidade e inspeção animal, Regina Barbosa, abordou as atividades desenvolvidas na sanidade e inspeção estadual, educação sanitária, avaliação e controle, ligados principalmente ao trânsito de animais, e produtos e subprodutos de origem animal. “Sempre enfatizamos a importância da padronização dos nossos procedimentos operacionais, através dos nossos supervisores, que atuam na orientação dos nossos servidores em todo o Estado. Mesmo assim, aqui temos uma visão global”, explicou.

Em todos os debates foram repassados as atualizações de portarias, instruções de serviços e metas a serem cumpridas. “Repassamos todo o planejamento das ações de acordo com o Plano Plurianual (PPA), discutimos trânsito de vegetais, fiscalização das lojas agropecuárias, sistema de gestão de relatórios, entre outros. O objetivo é melhorar a qualidade do trabalho que já está sendo executado na regional de Colinas”, ressaltou o diretor de defesa, sanidade e inspeção vegetal, Carlos Barbosa.

Dinalva Martins-Governo do TocantinsO delegado regional de serviços de Colinas, Francisco Renê de Souza Lopes, falou que o encontro fortaleceu o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela regional. “É um respaldo de grande importância para os nossos colegas de trabalho, pois todos puderam expor as dúvidas, fazerem as críticas, trocarem informações em todas as áreas, de forma transparente e esclarecedora”, destacou.  

O fiscal agropecuário do município de Juarina, Gilberto Rodrigues Dias, considerou de grande valia a participação no encontro, pois teve a oportunidade de estar por dentro de todos os dados apresentados, além de atualizar o conhecimento. “A reunião foi de alto nível, isso pra mim e pra todo mundo que esta aqui é muito importante, além de grande aprendizado”, disse.

Também ministraram palestras, o advogado da Adapec, Francisco de Assis, e a gerente de avaliação, controle e fiscalização animal da Adapec, Laudicéia Teles.

Treinamentos e qualificações

A Adapec treinou e qualificou, do início de 2016 até março deste ano, mais 400 servidores entre inspetores e fiscais agropecuários, que atuam no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), e em frigoríficos registrados no SIE, bem como, processamento de pescado, controle da raiva dos herbívoros, defesa e sanidade dos equídeos, sanidade avícola e na área de sanidade e inspeção vegetal.

Fonte: Dinalva Martins/Governo do Tocantins