Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Atuação do Governo na Segurança Alimentar Será Norteada por Plano Estadual

Data do post: 24/03/2017 16:52:46 - Visualizações: (846)

A Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) realizou nesta sexta-feira, 24, a primeira reunião do Comitê de Elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Pesan) do Tocantins. 

Setas-TOO documento será elaborado com base nas diretrizes da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional realiza em 2015 e visa nortear as ações governamentais em âmbito estadual e municipal.

O gerente de Segurança Alimentar e Nutricional (San) da Setas, Iramar Cardoso, dirigirá o Comitê e explica que o trabalho em conjunto entre as secretarias de estado e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) será fundamental na elaboração do Plano. “O Plano levará em conta as principais necessidades do nosso Estado e como cada secretaria de governo e representante da sociedade civil poderão contribuir para o crescimento da política de San no Tocantins”, disse.

Fazem parte do Comitê, a Setas, como interlocutora, as secretarias da Educação Juventude e Esporte, Saúde, Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Cidadania e Justiça, Planejamento e Orçamento, Fazenda, além do Consea/ To.

Setas-TODe acordo com as diretrizes da 4ª Conferência de San o Plano deverá conter; Ações de promoção ao acesso universal a alimentação saudável e adequada; Instalação de processos permanentes de educação e capacitação em San e direito humano a alimentação adequada; Ações de ampliação e coordenação de San voltadas para pessoa indígena e comunidades tradicionais; Ações de fortalecimento da alimentação e nutrição em todos os níveis de atenção à saúde de modo articulado com as políticas de San; Promover o acesso à água para consumo humano e para produção de alimentos.

Para o presidente do Consea To, Daniel Barbosa do Santos, o plano é fundamental para nortear as ações governamentais. “O planejamento facilita a ação do Estado e contribui para o desenvolvimento da política pública do Setor. Com esse movimento em nível estadual também influenciamos a mesma atitude na esfera municipal”, completou o presidente.

Nesta sexta-feira, 24, o Comitê debateu as diretrizes para o Plano e estabeleceram a metodologia de trabalho que será adotada.

Fonte: Setas-TO