Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins Participa de Atividades da Semana Mundial da Água em Taquaruçu

Data do post: 26/03/2017 20:36:31 - Visualizações: (939)

Uma equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), participou neste sábado, 25, no Distrito de Taquaruçu, de atividades da Semana Mundial da Água.

Fotos: Rodrigo de Freitas / Governo do TocantinsA ação contou com a participação de cerca 80 voluntários, como representantes da Organização Não Governamental (ONG) Água Doce, ciclistas, alunos, religiosos, Prefeitura de Palmas e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), organizadora do evento.

A atividade teve como objetivo realizar um mutirão de limpeza e sensibilização, na TO - 020, entre os quilômetros 17 e 19, bem como o lançamento do projeto "Nenhuma árvore a menos, mil árvores a mais", que pretende plantar 500 mudas de árvores nesse período chuvoso, além de mais 500, na próxima estação chuvosa. A doação das mudas ocorreu por meio do Parque Estadual do Lajeado, Unidade de Conservação de responsabilidade do Naturatins. Dentre as espécies plantadas, 160 mudas foram de cajuí.

Fotos: Rodrigo de Freitas / Governo do TocantinsDe acordo com o historiador do Naturatins, Rodrigo Casado de Freitas, a iniciativa contou com equipes que se encarregaram de plantar mudas e também realizar a coleta de lixo nas margens da rodovia. “Houve ainda a sensibilização dos motoristas que trafegavam no local, quando receberam material educativo para não jogarem lixo nas estradas, além da importância da manutenção dos recursos hídricos”, explicou. Ele contou ainda que a Prefeitura Municipal de Palmas contribuiu com equipamentos, caminhões e motos para recolher o lixo.

Na abertura o padre da paróquia Bom Jesus da Serra, Jairon Bezerra, mencionou ser primordial a preservação do meio ambiente, no sentido de manter a vida em nosso planeta. Em seguida o vice-presidente da Organização Não Governamental (ONG) Água Doce, Osmar Martins Pereira, chamou a atenção dos participantes para uma reflexão. “É fundamental que tenhamos atitudes pessoais, para auxiliar na manutenção do nosso patrimônio natural”, reforçou.

Fotos: Rodrigo de Freitas / Governo do TocantinsNa sequência a representante da Semarh, Gorete Cordeiro, também salientou a importância de trabalhar a manutenção do meio ambiente. "A luta pela preservação dos recursos hídricos é antiga. Por esta razão devemos estabelecer parcerias para manter a sustentabilidade dos nossos recursos naturais", completou.

Também esteve presente uma representante da Odebrech Ambiental – Saneatins, que destacou que a empresa apoia o projeto e também está engajada em diversos projetos semelhantes no Estado.

Ao final da manhã os voluntários retornaram a paróquia, onde foi servido um lanche aos participantes, dentre eles presentes uma equipe dos Guardiões da Natureza.

Fonte: Tânia Caldas / Governo do Tocantins