Operação do Procon Fiscaliza Postos de Combustíveis no Maranhão

Data do post: 27/03/2017 09:39:57 - Visualizações: (729)    Imprimir

Operação 'Batismo' fiscalizou 108 postos em todo o estado. Três postos foram lacrados e dois foram autuados por irregularidade.

G1 MaranhãoO Instituto de Proteção e Defesa ao Consumidor do Maranhão (Procon-MA), em parceria com a Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural (ANP) e a Polícia Militar, fiscalizou 108 postos de combustíveis em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Miranda do Norte, durante a “Operação Batismo”.

Durante a operação, três postos foram lacrados e dois foram autuados por irregularidade quanto aos materiais necessários para o teste de qualidade ou ao horário mínimo de funcionamento.

O posto Laranjal, situado na Estrada de Ribamar, foi o único que apresentou irregularidades quanto à qualidade dos combustíveis. No local, a gasolina estava fora das especificações da ANP e por isso o posto teve a bomba de gasolina e três bicos lacrados.

Já os postos Belém 2 e Joyce 4, em Miranda do Norte, tiveram 2 e 1 bomba, respectivamente, lacradas cada uma por apresentar quantidade inferior à comprada, infringindo o disposto no artigo 21, inciso VII, da Resolução n° 41/2013 da ANP.

Os postos Paizão da Vila Maranhão e Monte Carlo foram notificados a fim de que regularizem alguns documentos vencidos, como alvará de funcionamento, licença ambiental e certificado do Corpo de Bombeiros Militar.

O posto Millena recebeu um auto de infração por não possuir kit completo para realização de teste de qualidade. O posto de combustível Alta Vista, no bairro Maiobão, na capital, também apresentou materiais danificados em seu kit, além de não cumprir o horário mínimo de funcionamento previsto no artigo 22, inciso XI, da Resolução n° 41/2013 da ANP.

Os postos Nicolau Derivados de Petróleo LTDA, localizado no bairro Olho D'Água e Americano, também no Olho D’Água, em São Luís, não apresentaram irregularidades.

Todos os postos foram notificados a fim de respeitarem o reajuste máximo de 1% referente à nova alíquota de ICMS, não podendo aumentar injustificadamente os preços.

Para o presidente do Procon, Duarte Júnior, a parceira com ANP garante ainda mais qualidade aos estabelecimentos que forem certificados. “Através da ação conjunta é possível tornar as operações ainda mais eficientes. Estamos realizando fiscalizações ainda mais rigorosas para combater não só a abusividade dos preços, bem como a insegurança e a venda de combustíveis adulterados, garantindo aos consumidores produtos mais baratos e com mais qualidade”, destacou.

A Operação Batismo também está investigando os preços dos combustíveis de 14 postos no município de Chapadinha, e está sendo estendida ainda para Balsas, Codó, Itapecuru-Mirim e Pinheiro.

Os postos autuados terão 48 horas para apresentar à ANP documentos que comprovem a solução das irregularidades. Os postos Laranjal, Belém 2 e Joyce 4 permanecerão lacrados até que se regularizem.

Confira o resultado final da operação:

Posto Laranjal (Estrada de Ribamar) - uma bomba de gasolina comum e três bicos lacrados por qualidade da gasolina fora dos padrões;

Posto Paizão da Vila Maranhão (Pedrinhas) - notificado por documentação vencida.

Posto Monte Carlo (Pedrinhas) - notificado por documentação vencida;

Posto Millena (Pedrinhas) - autuado por não possuir equipamentos necessários à realização dos testes de qualidade e volumetria;

Posto Alta Vista (Maiobão) - autuado por manter materiais danificados em seu kit de teste de qualidade e não cumprir horário mínimo de funcionamento;

Posto Belém 2 (Miranda) - duas bombas lacradas por vender quantidade inferior à comprada;

Posto Joyce 4 (Miranda) - uma bomba lacrada por vender quantidade inferior à comprada.

Fonte: G1 Maranhão

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Tocantinópolis, Construção de Casas Populares no Povoado Ribeirão Grande Estão em Fase de Conclusão

Foto da notícia

Data: 18/07/2018 01:38:52 - Visualizações: 865

Notícias Relacionadas

20/07/2018
Inquérito Aponta Abuso Sexual em Bebê de 51 Dias no Maranhão

20/05/2018
Indivíduo com Três Mandados de Prisão em Aberto é Preso Pela PRF Após se Envolver em Acidente de Trânsito na BR 010

20/05/2018
Homem é Preso Pela PRF Com Mandado de Prisão em Aberto

20/05/2018
Tentativa de Ultrapassagem Deixa um Morto e Três Feridos na BR 222/MA

27/03/2018
Força Tarefa Prende Mais Quatro Acusados de Invasão à UOP PRF de Açailândia-MA

25/03/2018
Dois Envolvidos na Invasão da Unidade da PRF de Açailândia (MA) São Presos

Todas as Notícias