Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polícia Comunitária e 5° Batalhão da PM Capacitam 60 Novos Agentes Comunitários de Segurança

Data do post: 27/03/2017 18:30:23 - Visualizações: (955)

Na noite do último sábado, 25, uma equipe de policiais da Assessoria de Polícia Comunitária, vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceria com o 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM), vinculado ao Comando do Policiamento da Capital PMTO, realizou a 27ª Edição do Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS) em Brejinho de Nazaré, na região Central do Estado.

Secretaria de Segurança Pública-TOA capacitação aconteceu na Escola Municipal Wanda Ferreira da Cunha, com apoio da Prefeitura Municipal, onde os concluintes receberam informações sobre a participação social na prevenção criminal, cultura de segurança, a interação entre a comunidade e as forças de segurança pública, como reconhecer atitudes suspeitas e demais temáticas pertinentes.

O curso é gratuito e tem como público alvo moradores das comunidades, dispostos a atuar em parceria com as forças de segurança pública na identificação e resolução de problemas da comunidade, por meio de soluções criativas, elaboradas pelos próprios moradores, a partir de uma rede comunitária de segurança integrada por policiais, estudantes, comerciantes, veículos de comunicação, associações de moradores e autoridades constituídas.

Secretaria de Segurança Pública-TOAs aulas foram ministradas por policiais militares e civis da Assessoria de Polícia Comunitária, militares do 5º BPM, além da participação do Comandante do Comando do Policiamento da Capital, Coronel Henrique Júnior, com a Unidade Especial de Mobilização Social. Esta edição do CACS envolveu o recém-criado Conselho Comunitário de Segurança de Brejinho, sendo apresentado o Estatuto aos presentes e conferindo um certificado de 12 horas/aula aos concluintes.

A presente capacitação tem como finalidade aproximar a sociedade das forças de segurança de maneira que haja um fortalecimento da confiança entre ambos, instigando a participação social na construção de uma segurança pública preventiva mais efetiva, contribuindo para a qualidade de vida da população local.

Secretaria de Segurança Pública-TONa oportunidade o Coronel Henrique destacou a importância de uma constante e contínua parceria proativa entre as Forças de Segurança Pública e a Comunidade, reafirmando o compromisso da Polícia Militar do Tocantins na missão de proteger a sociedade buscando melhoria da qualidade de vida da população tocantinense por meio da segurança pública.

O Assessor de Polícia Comunitária, Capitão Thiago Monteiro, também ressaltou que; “A segurança pública preventiva exige uma maior participação comunitária, em especial na adoção e difusão de uma cultura de segurança, estimulando hábitos, posturas e ações que minimizem a possibilidade de atuação dos agressores sociais. O CACS estimula esta nova cultura, e as práticas de polícia comunitária exigem esta conscientização e envolvimento da comunidade”, ressaltou.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO