A TV e o 4G: Saiba Como Prevenir Possíveis Interferências nos Canais Abertos de Sua Televisão

Data do post: 04/04/2017 09:56:20 - Visualizações: (4628)    Imprimir

O sinal de internet móvel de quarta geração (4G) na faixa dos 700MHz está chegando à cidade de Tocantinópolis (TO). Esta é uma das tecnologias mais avançadas do mundo, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem a internet com velocidades muito mais rápidas, principalmente em ambientes fechados. 

Imagem da InternetNo entanto, o 4G e a TV aberta utilizam frequências de sinais muito próximas e eventualmente poderá ocorrer pequenas alterações no televisor, como chuviscos, chiados, quadriculados, ausência de áudio e imagens.

Algumas práticas para evitar interferências foram mundialmente adotadas em países que implantaram suas redes de celular 4G. A TV Perfeita foi formada pela EAD, entidade criada conforme determinação da Anatel, para atuar de maneira preventiva e corretiva nas regiões onde o 4G em 700 MHz for implantado. A missão da TV Perfeita é zelar pela qualidade de imagem da TV, dando dicas e orientações importantes sobre como evitar as possíveis interferências no sinal de TV provocados pelo 4G em 700Mhz:

1. Dê preferência para antenas externas;

2. Verifique se a antena está bem posicionada. Se necessário, procure um antenista para fazer a verificação;

3. Evite manter celulares, tablets e laptops, que utilizam o sinal 4G, próximos às TVs e às antenas de TV aberta.

A TV Perfeita criou um site que ajuda a detectar e sanar as possíveis interferências. O primeiro passo é acessar o Diagnóstico Online no site www.tvperfeita.com.br e tentar identificar o motivo da interferência.

Se o resultado for positivo, o telespectador deve entrar em contato pelo telefone 0800 670 1010 ou pelo e-mail. O caso será analisado e, se a interferência pelo 4G em 700 MHz for confirmada, o telespectador receberá gratuitamente um pequeno filtro, que deve ser instalado entre a antena e a televisão. Este dispositivo foi desenvolvido para eliminar as possíveis interferências com as orientações necessárias para instalação.

TV PERFEITA

TV Perfeita foi criada pela EAD - Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a EAD tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal, onde houver desligamento do sinal analógico de TV. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e tem previsão de finalização em 2018, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Fonte: Caroline Pellegrino

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Veículo com Cinco Ocupantes Capota em Estrada Vicinal de Tocantinópolis

Foto da notícia

Data: 24/09/2018 00:32:53 - Visualizações: 5654

Notícias Relacionadas

18/09/2018
VSR: Principal Vírus Causador de Bronquiolite em Bebês Pode ser Evitado

31/08/2018
Recurso de Lula tem Chance de Ser Aceito e Ele Deve Concorrer, Dizem Professores

27/08/2018
Documentos de Veículos Agora Também Terão Versão Eletrônica

14/08/2018
Bolsonaro Registra Candidatura a Presidente do Brasil

14/08/2018
Trabalhadores Já Podem Sacar Cotas do Pis a Partir Desta Terça-Feira (14)

11/08/2018
Projeto de Kátia Abreu que Moderniza Seguro Rural Avança no Senado

Todas as Notícias