Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

CEI Incentiva a Leitura em Programação Alusiva ao Dia do Livro e Dia do Índio

Data do post: 18/04/2017 09:44:32 - Visualizações: (917)

O Centro de Educação Infantil (CEI) do Tribunal de Justiça realiza, nesta semana, programação especial em comemoração ao Dia do Livro e ao Dia do Índio. A ação, que segue até quinta-feira (20), tem como tema “Ler, ouvir e contar história tem gostinho de quero mais”

Tribunal de Justiça-TONesta segunda-feira (17), houve troca de livros infantis entre os alunos de todas as turmas e a criançada recebeu a visita da escritora e contadora de histórias Irma Galhardo, referência na literatura infantil tocantinense. Durante encontro com os alunos, ela contou histórias de forma lúdica, utilizando brincadeiras, figurino e cenário composto por bonecos feitos de material reciclável. “Sinto-me muito feliz em participar na formação desse público da educação infantil. Eles ainda não conhecem meu trabalho, então, busco conquistá-los com minhas histórias. Eles demonstraram interesse, fizeram perguntas, tiraram fotos, compreenderam as histórias e interagiram. Tive uma ótima receptividade”, afirmou.

Esther Rodrigues de Carvalho, professora aposentada, morou durante oito anos com a tribo Xerente e também foi compartilhar suas experiências com os alunos.  Meu objetivo é que eles conheçam um pouco das diferenças que existem entre as tribos indígenas. Cada povo possui uma cultura, língua e hábitos específicos. Hoje as crianças irão aprender sobre essas diferenças”, ressaltou, ao participar de bate papo com os estudantes do 2º ano da educação infantil.

Beatriz Borges Sena, aluna do 2º ano, falou sobre sua experiência com a Irma Galhardo e Esther Rodrigues “Elas são muito legais, gostei de todas as brincadeiras e bonecos, além de aprender tudo sobre os índios eu me diverti bastante”, afirmou.

De acordo com a coordenadora geral do CEI, Luciana Carvalho, a programação em alusão ao Dia Do Livro é uma forma de aproximar as crianças da cultura regional. “Para nós é uma alegria muito grande trazer o desconhecido para os alunos através da leitura e histórias contadas. É uma oportunidade para eles conhecerem os personagens lendários do nosso folclore, trabalhando o imaginário das crianças”, enfatizou.

Programação

18/4 – Inauguração da biblioteca com entrega da carteirinha e empréstimo de livros

19/4 – Dia do Índio: Excursão no Palacinho e Praça dos Girassóis

Pinturas: índios da tribo Karajás

Apresentação das tribos indígenas do Tocantins

20/4 – Dinâmica: construção de objetos com o uso da argila

Inauguração do espaço de estímulo à leitura

Contação de histórias do CEI

Fonte: Tribunal de Justiça-TO