Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Por Dentro do Palácio da Justiça: Acadêmicos de Dianópolis Visitam o TJ

Data do post: 19/04/2017 18:53:06 - Visualizações: (857)

Dando continuidade ao projeto educativo e cultural “Por Dentro do Palácio da Justiça”, o Tribunal de Justiça recebeu, na tarde desta quarta-feira (19/4), os acadêmicos de Direito do 5º período da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Campus de Dianópolis.

Tribunal de Justiça-TOPor meio de visita teatralizada, guiada pelo personagem Joaquim Theotônio Segurado, interpretado pelo ator Osmar Casagrande, os acadêmicos conheceram mais sobre a história do Poder Judiciário tocantinense.

Percurso

A turma percorreu o Salão da Autonomia e tiveram contato com as câmaras cíveis e criminais, local onde os desembargadores trabalham nos julgamentos dos processos em 2ª instância. Os estudantes ainda observaram as galerias dos ex-presidentes e dos desembargadores e tiveram acesso ao Tribunal Pleno, local onde são realizadas as sessões administrativas e judiciais.

O juiz da Comarca de Dianópolis e também professor da turma do 5º período de Direito da Unitins do Campus da cidade, Jossanner Nery Nogueira Luna, frisou que é imprescindível a aproximação dos alunos ao Tribunal de Justiça.Tribunal de Justiça-TO “Essa visita faz uma ligação do que foi estudado na teoria dentro da sala de aula com o trabalho do Poder Judiciário na prática. É muito importante para os alunos essa vivência prática do sistema de Justiça, em especial, o Poder Judiciário”, pontuou.

O acadêmico Arlindo Fernandes Neto ressaltou a importância do projeto para a comunidade acadêmica do interior do Tocantins. “Por estarmos localizado em uma cidade do interior esse acesso é muito difícil. Hoje tivemos a chance de ter uma percepção muito mais próxima dos trabalhos da Justiça. Temos só a agradecer este momento”, disse.

Visita ao gabinete da presidência

Ao final do percurso, o presidente do TJTO, desembargador Eurípedes Lamounier, recebeu os acadêmicos no gabinete da presidência e ressaltou a importância do acesso da comunidade ao Judiciário. “Não resta dúvidas de Tribunal de Justiça-TOque o ‘Por Dentro do Palácio da Justiça’ é um projeto inovador, que busca o contato dos cidadãos com o sistema de Justiça, e também mostra que nós, desembargadores e juízes, somos pessoas comuns e estamos abertas ao diálogo. A oportunidade dos acadêmicos virem até nós, estabelece uma relação que possibilita o intercâmbio posterior quando eles estiverem atuando como profissionais”, afirmou.

A acadêmica Janaina Almeida aproveitou a oportunidade para agradecer pessoalmente ao presidente do TJ. “Foi um momento ímpar na nossa vida e de suma importância para a nossa formação. É valioso como estudante de Direito conhecer a estrutura da Justiça no Tocantins”, afirmou.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO