Mediação e Conciliação da Defensoria no Foco da Aprendizagem Para Estudantes de Psicologia

Data do post: 20/04/2017 16:51:38 - Visualizações: (298)    Imprimir

Estudantes do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra – Centro Universitário Luterano de Palmas estiveram na manhã desta quinta-feira, 20, em visita técnica à sede da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, em Palmas. 

Defensoria Pública-TOO objetivo foi o de conhecer as instalações e o trabalho realizado pelo Numecon – Núcleo Especializado de Mediação e Conciliação. Na ocasião, os estudantes conheceram as principais salas de atendimento e tiraram dúvidas sobre o processo com a coordenadora do Núcleo, a defensora pública Fabiana Razera, e a psicóloga que atua no Numecon, Lane Ruth.

Na ocasião, Fabiana Razera explicou que o Núcleo é o responsável pela sistematização de toda a política de conciliação e da mediação no âmbito da Defensoria Pública e que o atendimento é feito atualmente por meio de cinco bancas, sendo três para a área da família, uma de casos de cível e uma de mediação. “O Assistido vai chegar no atendimento e ser identificado pelo nosso Servidor para apurar se é um caso de mediação e conciliação, além do encaminhamento dos próprios Defensores”, explicou a coordenadora.

A psicóloga Lane Ruth complementou que, além do advogado, o psicólogo tem muito a ver com a mediação. “O psicólogo consegue perceber os aspectos que estão por trás dos conflitos expostos pelas partes, por ter um repertório vasto de habilidades, técnicas e conhecimentos específicos para lidar com questões emocionais do ser humano e suas relações pessoais, assim ele se torna um profissional importante para a mediação”, explicou. Segundo ela, tais profissionais têm uma compreensão ampla para mediar de acordo com o próprio direcionamento da área que atua. “A cada dez famílias que passam pela mediação, oito decidem pelo acordo e, na maioria dos casos, as partes decidem pelo perdão e até a reconciliação”, disse.

Defensoria Pública-TOProfessor do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, Iran Johnathan Silva Oliveira, considera que a visita foi de extrema importância para o contato dos estudantes com a prática do exercício da profissão. “É uma parceria de excelência. O fato de termos um profissional compartilhando o seu conhecimento para quem está começando o curso de Psicologia é maravilhoso, só tende a acrescentar conhecimento na vida dos estagiários”, considerou o professor.

NUMECON

Os Núcleos Especializados de Mediação e Conciliação, instalados em nove Diretorias Regionais, têm por finalidade promover a solução extrajudicial dos litígios, visando à composição entre as pessoas em conflito de interesses. Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro imparcial, sem poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia. Trata-se de um processo consensual, que pretende uma efetiva harmonização social e a restauração da relação social das partes. Os acordos extrajudiciais em mediação, assinados pelas partes e pelo Defensor Público, têm forma e conteúdo que asseguram a sua validade jurídica; buscam soluções de benefícios onde todos ganham, resolvendo o conflito em um curto espaço de tempo.

Fonte: Defensoria Pública-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Prefeito Paulo Gomes Inicia Construção de Casas Populares em Tocantinópolis

Foto da notícia

Data: 19/06/2018 15:10:42 - Visualizações: 1092

Notícias Relacionadas

19/06/2018
Justiça Condena Plansaúde a Ressarcir e Indenizar Servidor Público

19/06/2018
Governador Interino Visita Chefe do MPE

19/06/2018
Lei Seca: Homem é Condenado Por Dirigir Embriagado

19/06/2018
SENAR Realiza Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos - Alimentação Alternativa no Município de Augustinópolis

19/06/2018
Polícia Militar Realiza Formatura de 140 Crianças no Curso PROERD em Goiatins

19/06/2018
Após Acidente de Trabalho, Cidadão Ganha na Justiça Direito à Aposentadoria

Todas as Notícias