Deputada Dorinha Atua em Colaboração com a Comunidade Indígena do Tocantins

Data do post: 20/04/2017 16:53:29 - Visualizações: (306)    Imprimir

A deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) tem a educação como a sua principal bandeira na Câmara dos Deputados, mas ela também atua em defesa de outras diversas áreas. Dentre elas, o apoio às comunidades indígenas do Tocantins.

Deputada Professora DorinhaNa manhã desta quarta-feira, 19, o governador Marcelo Miranda anunciou que irá doar um terreno para a construção da Casa de Apoio à Saúde do Índio. Ele destacou a participação da deputada Professora Dorinha na articulação junto ao Governo do Estado e o Ministério da Saúde para a viabilização da Casa. Esse projeto oferece cuidados de saúde como: alojamento e alimentação para pacientes e acompanhantes, marcação de consultas, exames e internações hospitalares para indígenas que necessitam de tratamento de saúde fora da aldeia.

Além disso, a parlamentar destinou R$ 300 mil para reformas dos postos de saúde de cinco aldeias no município de Tocantínia. As obras já estão em execução e irão atender as aldeias Funil, Salto, Brejo Comprido e Brupé, esta última já concluída.

Professora Dorinha também tem articulado junto ao Ministério da Saúde para a liberação de recursos para a construção de unidades básicas de saúde e de abastecimento de água em diversos municípios do Estado com território indígena.

No Tocantins, estima-se que a população indígena tenha em torno de 15 mil índios distribuídos em cerca de 180 aldeias. As etnias indígenas que vivem no Estado são: Xerente, Krahô, Krahô-kanela, Apinayé, Guarani, Karajá, Karajá/Xambioá e Javaé, sendo que os três últimos formam o povo Iny, pertencente ao tronco lingüístico Macro-Jê, família e língua Karajá.

Fonte: Deputada Professora Dorinha

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Final do Campeonato Municipal de Tocantinópolis Terá Transmissão AO VIVO Pela Internet

Foto da notícia

Data: 20/10/2017 11:41:05 - Visualizações: 339

Notícias Relacionadas

19/10/2017
Naturatins de Arapoema Realiza Doação de Mudas Por Meio de Parceria com Prefeitura de Colinas

19/10/2017
Ouvidoria do Incra Destaca Atuação da Defensoria em Conflitos Agrários

19/10/2017
Bebê Vítima de Engasgamento é Socorrido Por Telefone Pelos Bombeiro do SIOP

19/10/2017
Réu é Condenado a Oito Anos de Prisão em Porto Nacional Por Tentar Matar Rival em Briga de Gangues

19/10/2017
Sistema de Eleição da Defensoria Pública é Modelo Para São Paulo

19/10/2017
Município é Condenado a Indenizar Proprietário do Imóvel que Abriga Shopping da Cidadania em Taquaralto

Todas as Notícias