Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Com Apoio da Prefeitura de Tocantinópolis, Apinajés Comemoram Dia do Índio

Data do post: 21/04/2017 10:18:55 - Visualizações: (3169)

Indígenas da etnia Apinajé de Tocantinópolis comemoraram nesta quarta-feira (19), com o apoio da Prefeitura e da Coordenação Municipal de Cultura, o Dia do Índio. 

Dirceu LenoAs comunidades se reuniram nas Aldeias São José e Mariazinha, respectivamente, onde apresentaram danças típicas culturais, corrida com tora, arco e fecha, mostrando aos convidados um pouco da cultura indígena.

O coordenador de Cultura, Celino Nunes falou sobre a necessidade de se preservar o pouco que ainda resta da tradição dos índios, ressaltando o apoio do município durante as festividades. “A atual administração tem procurado estar sempre em constante dialogo com as lideranças indígenas e acompanhado de perto as demandas, com vistas a levar melhorias para as comunidades indígenas. Portanto, nosso propósito será encurtar cada vez mais essa lacuna existente, com o objetivo de fazer com que os índios não se sintam abandonados pelo poder público”, ressaltou Celino.

A Coordenação de Cultura pretende se reunir com as lideranças, para ouvir Dirceu Lenoas reivindicações, principalmente aquilo que elas têm como prioridade e garantir o que estiver ao alcance do município, o atendimento gradual desses pedidos. “O primeiro passo já foi dado. Ou seja, conhecer as necessidades e ouvir as reivindicações dos indígenas, na tentativa de propor diversos projetos, incluindo as áreas social, educacional e cultural”, pontou o coordenador.

A festa do Dia do Índio começou pela manhã e prosseguiu até o início da noite. Além das danças, a comunidade colocou à disposição dos visitantes, alguns artesanatos produzidos na própria reserva. Ao meio dia foi oferecido almoço para os presentes e, no período da tarde, como de costume, os índios participaram de competições esportivas.

O secretário da Associação Pempxá, Antônio Veríssimo ressaltou durante as festividades na Aldeia São José, que é tempo de refletir e de pensar o futuro Dirceu Lenodos indígenas, pois não se sabe o que irá acontecer daqui há algum tempo. “Nosso futuro é incerto diante de tantas ameaças ao nosso território, à nossa cultura, às políticas públicas. No calendário oficial, o Dia 19 de abril não é mais o dia do Índio, porque nessa data vemos outras comemorações oficiais, mas para nós, todos os dias é dia do índio, de estarmos no pátio, na roça, na escola, enfim, todo dia é dia do índio. Essa data é uma data institucional criada pelo governo, porém é dia de luta, de mobilização em busca de melhorias para a vida do povo".

Veríssimo disse que mesmo nos dias atuais onde tudo gira em torno de mudanças, ainda há uma geração de índios que estão preocupados com a etnia, em defender o território, a educação, e conscientes dos seus direitos. “A escola tem contribuído para isso, não apenas para alfabetizar, mas levar uma educação crítica, libertadora que trabalhe de mãos dadas com a Dirceu Lenocultura, pois a escola, a nossa casa, o pátio e roça são locais de aprender, então nós temos que colocar esse aprendizado em todos os lugares e em todos os momentos de nossas vidas, para continuarmos resistindo às ameaças contra os povos indígenas do Brasil, que são poucos, mas fortes e resistentes”, destacou.

O cacique da Aldeia São José, Luís Apinajé disse que ao passar dos dias, cada vez mais os direitos dos indígenas estão sendo ameaçados em Brasília. Diante dessa situação, alguns índios irão se unir com os demais indígenas do Brasil, na tentativa de lutar em defesa dos direitos que lhes convém, em especial pela terra livre. “Há 517 anos vivíamos na paz, não precisamos lutar pelos nossos direitos, não lutávamos pela preservação da natureza, e hoje lutamos para manter preservados tudo isso. Mas hoje é um dia de felicidade para nós, porque hoje é mais uma luta de vida que nós enfrentamos, e cada obstáculo enfrentado tentamos superá-lo, pois o lema do índio é lutar pelos seus direitos e sempre preservar seu território que é o bem de mais valor para nós”, frisou.

Fonte: Dirceu Leno/Prefeitura de Tocantinópolis