Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Fiscais Ambientais Recebem Base de Apoio Reformada, Além de Carteiras de Identificação Funcional

Data do post: 25/04/2017 09:23:04 - Visualizações: (904)

Com o objetivo de proporcionar aos fiscais ambientais que desenvolvem atividades na Supervisão do Escritório Regional de Palmas, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), inaugurou na tarde desta segunda-feira, 24, a reforma na Unidade também conhecida Base de Fiscalização, localizada na Praia da Graciosa, em Palmas.

Naturatins-TOA obra recebeu ampliação nos dormitórios e banheiros. Também foram adequados os escritórios, além da cozinha/cantina e a área de vão livre, que é utilizada para a realização de eventos, como palestras e reuniões. O piso também passou por correção do desnível. A Base possui uma área de 256 m², e foi construída em 2006 com madeira resultante de transporte ilegal.

Conforme a fiscal ambiental, Ana Maria Côrtes, a inauguração da reforma da Base, representa o atendimento de um antigo anseio da categoria. Para a engenheira ambiental as adequações irão refletir na melhoria do trabalho desenvolvido pela equipe. “Nós trabalhamos aqui em regime de plantão. Durante uma semana esse local se transforma na nossa casa. Aqui nós dormimos, fazemos as nossas refeições e tomamos banho. E com essa reforma, a unidade passou por uma boa mudança, o que vai melhorar na qualidade do nosso serviço”, enfatizou.

Naturatins-TODe acordo com o presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros (Buti), a reinauguração da Base é uma grande conquista, não só para o órgão, já que considera que o meio ambiente e a sociedade também serão beneficiados. Para o gestor a obra irá gerar mais conforto e tranquilidade para os fiscais exercerem suas atividades.  “Ao receber a reforma completa da Base, por meio de recursos de compensação ambiental, nos conscientizamos que é necessário oferecer cada vez mais, melhores condições de trabalho aos servidores. Com a restauração dessa unidade, esta Base se torna um centro de referência do Naturatins”, adiantou.

“O Naturatins tem papel fundamental em razão de ser um patrimônio do estado do Tocantins. Visto que os servidores não medem esforços no desenvolvimento das ações. Como os fiscais ambientais que têm uma função nobre e digna”, reforçou o vice-presidente do Instituto, Edson Cabral.

Naturatins-TODurante a cerimônia os fiscais ambientais receberam as carteiras de identificação funcional, documento resultado de um Acordo de Cooperação entre o Naturatins e o Instituto de Identificação, órgão ligado a Secretaria de Segurança Pública. As carteiras possuem todos os elementos de segurança, no sentido de evitar a falsificação. Com o documento os fiscais terão um passaporte único e serão identificados como profissionais da área ambiental.

Apreensões

O superintende de Gestão Ambiental, Natal César de Castro, destacou que em breve todos os 83 fiscais ambientais que atuam no Estado, receberão as carteiras de identificação. “Este documento é primordial no dia a dia dos fiscais, porque eles fazem as apreensões, realizam os autos de infração, e com o documento estarão mais confiantes”, argumentou. Ele lembrou ainda que outros profissionais como os inspetores ambientais e os guardas-parque também receberão as carteiras funcionais.

O fiscal ambiental Lucas de Castro Marchetti, acredita que as carteiras funcionais juntamente com o uniforme irão proporcionar mais confiança e segurança durante as fiscalizações ambientais. “As equipes trabalham sete dias direto, sendo 24 horas ininterruptas, de segunda a segunda-feira. A carteira é um documento que oficializa a abordagem durante o nosso trabalho”, ressaltou.

Naturatins-TOA Base abriga 32 fiscais ambientais que atuam na defesa do meio ambiente em 17 municípios, sendo Palmas, Lajeado, Tocantínia, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Silvanópolis, Santa Rosa, Pindorama, Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro, São Félix, Mateiros, Lagoa do Tocantins, Monte do Carmo e Santa Tereza.

Os trabalhos dos agentes estão direcionados na coibição de crimes como desmatamento irregular, caça e pesca predatórias, empreendimentos potencialmente poluidores que funcionam sem a devida licença, queimadas e todo o tipo de degradação que envolva o meio ambiente.

Participação

O evento teve a participação de representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Guarda Metropolitana Ambiental (GMA), Secretaria de Segurança Pública (SSP), diretores e demais servidores do Naturatins.

Fonte: Naturatins-TO