Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

13 de Maio Será o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe

Data do post: 04/05/2017 15:43:28 - Visualizações: (1288)

Com a chegada do outono, a mudança climática, que oscila entre o tempo seco do verão e nevoeiros do inverno, as preocupações com doenças que comprometem o aparelho respiratório, como gripe e pneumonia aumentam. 

Dirceu LenoPara prevenir essas enfermidades, a Prefeitura tem intensificado desde o dia 17 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. O dia de mobilização nacional acontece dia 13, e a campanha seguirá até 26 de maio.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a 19ª Campanha de Vacinação contra a Gripe no município de Tocantinópolis, iniciou com uma breve capacitação para todos os profissionais que irão participar da ação. “No momento, estamos desenvolvendo várias atividades como a busca ativa feita pelos agentes de saúde, ao público alvo, encaminhando estes pacientes para as salas de vacinas de seus respectivos postos de saúde”, ressaltou a Coordenadora de Imunização, Francinete Silva.

Francinete enfatiza ainda que a vacina contra a gripe está disponível nas Unidades de Saúde da Família, e que no sábado (13), será realizado o dia ‘D’ de mobilização e, na data, todas as unidades estarão aplicando a vacina das 8h às 17h.

Grupos prioritários

Até o fim da campanha, que encerra em 26 de maio, a SMS pretende atingir 90% do público alvo. A recomendação do Ministério é que deverão ser imunizados os que estiverem nos grupos mais vulneráveis, como as grávidas em qualquer período gestacional, crianças com idade entre seis meses e menores de 5 anos, trabalhadores de saúde das áreas pública e privada, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas aldeados, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas e detentos, além de funcionários do sistema penitenciário.

A novidade da campanha é a inclusão da vacinação dos professores, tanto da rede pública e privada, dos níveis fundamental, médio e superior. Também deverão ser vacinadas as mulheres que tiveram bebês até 45 dias, e os que possuem doenças crônicas respiratórias, do coração e com baixa imunidade, desde que comprovadas por laudo médico. A vacina evita algumas complicações causadas pelo vírus influenza, como pneumonia e doenças cardíacas.

Contraindicações

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que apesar da vacina ser de suma importância para prevenir a gripe, algumas pessoas precisam ficar atentas porque há contraindicações. Indivíduos com histórico de reação alérgica grave a proteína do ovo, crianças menores de seis meses e quem está com doenças febris agudas não devem receber a vacina. Outra recomendação importante é que as pessoas que tomaram vacina no ano passado, devem repetir o esquema esse ano, pois a ação da vacina contra a gripe dura cerca de nove meses.

Fonte: Dirceu Leno/Prefeitura de Tocantinópolis