Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adesão ao Sistema Brasileiro de Produtos de Origem Animal é Discutida na 17º Agrotins

Data do post: 11/05/2017 16:05:43 - Visualizações: (850)

Está cada vez mais próxima a adesão do Tocantins ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Reunião para tratar dos trâmites e desburocratizar os procedimentos foi realizada nesta quarta-feira, 10, durante a 17ª Agrotins. 

Adapec TocantinsO encontro contou com a participação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na ocasião, ficou definido que a Agência fará uma nova verificação documental e enviará ao Mapa para proceder à adesão definitiva.

De acordo com a vice-presidente da Adapec, Márcia Helena da Fonseca, o evento resultou no alinhamento de vários posicionamentos em relação às questões legais e possibilitou esclarecer as exigências, prevista no Sistema. “O Tocantins tem todas as condições para estar aderindo, pois tem uma produção de alimentos de qualidade que pode atender, além do Estado, outras cidades do país, uma vez que o Sisbi tem equivalência federal”, disse.

O fiscal federal, Fernando Fernandes, explicou que a Agência, se desejar, poderá solicitar uma nova auditoria orientativa para análises de documentos ou enviar os relatórios para serem avaliados. “Nosso objetivo é destravar o processo de adesão, percebemos que são coisas simples a serem resolvidas para que o Estado consiga aderir”, ressaltou.

A gerente de inspeção animal da Adapec, Joseanne Cademartori Lins, Joseanne, considerou a reunião esclarecedora, porque no início da tarde, o mapa já havia se reunido com representantes dos municípios e instituições ligadas ao setor, para explicar todo o processo de adesão. “Executamos um plano de ações para aperfeiçoamento das recomendações oriundas da auditoria orientativa que tivemos, vamos revisá-lo para identificar qualquer inconsistência, depois faremos o encaminhamento”, pontuou.

A adesão das empresas é feita de forma voluntária, basta que os empresários que tenham registro no Serviço de Inspeção Animal (SIE), procurem a Agência e se coloquem à disposição para passarem pelas avaliações.

Reunião com delegados regionais

Na tarde desta quarta, foi realizada reunião técnica com delegados regionais para discutirem as áreas administrativas, animal e vegetal e o sistema de informação.  O evento contou com a presença do presidente da Adapec, Humberto Camelo, e dos 11 delegados regionais de serviços da Agência.

Fonte: ADAPEC Tocantins