Faça seu login Cadastre-se

Olá Visitante.

Pesquise notícias

Publicidade

Necessidades dos Moradores do União Sul em Debate com a Defensoria Pública

Data do post: 11/05/2017 16:09:33 - Visualizações: 97                                                                                                         Imprimir

O defensor público Edivan de Carvalho Miranda participou de reunião com os moradores do setor União Sul, em Palmas, na noite de quinta-feira, 11. O objetivo foi o de debater as questões judiciais do Setor, em razão da regularização fundiária. 

Defensoria Pública-TOAlém da Defensoria, o encontro contou com a participação de representantes da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. Recentemente, a DPE-TO conquistou na Justiça a suspensão da decisão de desocupação nas chácaras 10 e 11 (cerca de 170 famílias) do Setor, por meio de atuação do defensor público Edivan de Carvalho de Miranda.

A presidente da Associação de moradores do União Sul, Jane Brandão, considerou que o encontro foi importante para a qualidade de vida da comunidade. “Esta última Ação que a Defensoria ganhou de reintegração de posse deu um fôlego para gente e também colocou as coisas no lugar certo, deixando o Município como responsável e se posicionando nesse processo”, considera.

Conforme o Defensor Público, os moradores do União Sul há muitos anos vivem sem a tranquilidade da regularização fundiária do Setor e consequentemente de suas moradias, o que por vezes tem gerado demandas judiciais. Segundo ele, além do processo de reintegração de posse, foram debatidas as principais necessidades para o Setor, como regularização fundiária, mudança da linha do ônibus, aumento do número das lixeiras, patrolagem das ruas e extensão da rede de energia elétrica, dentre outros assuntos. “O direito à moradia não se restringe a uma casa, ela envolve a dignidade humana. Eles precisam de um ambiente que proporcione qualidade de vida e, por isso, ouvi as necessidades dos moradores e vou tomar as providências necessárias”, adianta. Cerca de 1.000 famílias residem no União Sul desde o ano de 2000. O defensor público Edivan de Carvalho Miranda acompanha as famílias desde o início da ocupação.

A presidente da Associação de Moradores reforça quanto à importância da Defensoria Pública no processo. “Sempre pudemos contar com a Defensoria Pública. É a instituição que tem batalhado não só pelo nosso direito à moradia, como também à dignidade humana, principalmente nas ações coletivas do nosso Setor. Hoje estou mais esperançosa quanto a tão prometida regularização do nosso Setor e sei que a Defensoria Pública teve um importante papel nisso”, considera.

Defensoria

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins tem entre suas demandas a problemática da falta de moradia. Homens e mulheres que vivem às margens das estradas, ocupam propriedades, e que vivem a mercê das decisões judiciais para a retirada dos locais onde fixam moradia. São pessoas em busca das políticas públicas habitacionais, em busca de um teto e uma vida digna.

A Defensoria Pública do Tocantins, seja pelos Núcleos Especializados ou pelos Defensores Públicos, atende as famílias e já trabalhou por importantes conquistas em setores como o Setor União Sul, Setor Santo Amaro, Vila Agrotins, Taquaruçu, Setor Taquari, Lago Norte, além de municípios no interior do Estado. A atuação vai desde o levantamento social – no qual são colhidas informações sobre a situação familiar –, orientação jurídica, promoção de atendimentos coletivos para informar a todos os direitos que possuem, além de colher informações dos problemas enfrentados e a gestão junto aos gestores públicos para que as políticas públicas cheguem a todos.

Fonte: Defensoria Pública-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Comentários (0)

você precisa estar logado para comentar Logar 

Esta notícia não tem nenhum comentário, seja o primeiro!

PUBLICIDADE

Destaque

Novas Lanchonetes da Beira Rio de Tocantinópolis Recebem Cobertura de Piaçava

Foto da notícia

Data: 23/05/2017 18:52:26 - Visualizações: 1827

Após demolição das lanchonetes localizadas parte superior da Beira Rio, a Prefeitura segue com a construção de outros dois novos espaços através de um projeto...

Endereço

Avenida Nossa Senhora de Fátima - 1595, Centro

Contato

(63) 3471-1970, (63) 8119-0520 (Tim), (63) 8441-0195 (oi), (63) 9957-1100 (Vivo) e (63) 9276-6362 (Claro)

Siga-nos

2014 - TocNoticias - Portal de Notícias - Todos direitos reservados...

Administrado por: Roberlan Cokim