Faça seu login Cadastre-se

Olá Visitante.

Pesquise notícias

Publicidade

População de Alvorada é Beneficiada com Mutirões da Defensoria Pública

Data do post: 11/05/2017 16:44:02 - Visualizações: 128                                                                                                         Imprimir

No mês em que se comemora Dia Nacional da Defensoria Pública e do Defensor Público, 19 de maio, vários municípios do Tocantins estão sendo beneficiados com ações que visam aproximar ainda mais da sociedade da Instituição, discutindo temas cruciais para que se cumpra a garantia constitucional de acesso à justiça.

Defensoria Pública-TOEm Alvorada, região Sul do Estado, as atividades se iniciaram na terça-feira, 9, e finalizaram nesta quinta-feira, 11. De acordo com o defensor público da Comarca, Leandro Gundim, foram realizados dois Mutirões, um de Atendimentos e outro de Audiências de Instrução e Julgamento, com a participação também dos defensores públicos Cristiane Japiassu, Freddy Alejandro Solórzano e Lara Gomides, que se revezaram entre as audiências e os atendimentos.

O Mutirão de Atendimentos aconteceu na sede da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins no município, com foco na área da Família, que traz o tema da Campanha Nacional, realizada pela Anadep - Associação Nacional dos Defensores Públicos, em parceria e Associações e Defensorias Públicas Estaduais, que é “Família Afetiva”, ou seja, quando o afeto é o elemento fundamental para a formação familiar, superando, por exemplo, o vínculo biológico.

Segundo o defensor público Leandro Gundim, foram realizados mais de 70 atendimentos. “Com a maioria dos atendimentos voltados para área de família, em alguns dos casos, a orientação sobre família afetiva foi primordial para a resolução do conflito”, explica.

Já no Mutirão Audiências de Instrução e Julgamento, realizado juntamente com o Juiz da Comarca, foram realizadas 29 audiências. “Ainda protocolamos mais de 40 pedidos judiciais, o que, no balanço geral dos dois Mutirões, totaliza mais de 140 atos, o que é muito positivo no sentido da rapidez e qualidade da prestação de serviço para a população”, ressalta.

Defensoria Pública-TONesta quinta-feira, 11, além dos atendimentos, a defensora pública Lara Gomides entregou aos Assistidos a cartilha “Separação não é um bicho de sete cabeças”, desenvolvida pela equipe da Diretoria Regional de Gurupi, que trata sobre divórcios, alienação parental e a importância da manutenção do vínculo entre pais e filhos após o rompimento conjugal. “Independente da demanda do atendimento, falei individualmente sobre a alienação parental. O Mutirão foi bem produtivo também nesse sentido, de conscientizar a população quanto aos danos e consequências psicológicas e jurídicas da alienação parental. Além do julgamento de casos criminais em andamento perante o poder judiciário local e de vários pedidos judiciais protocolados oriundos destes atendimentos realizados pela equipe”, destacou.

A diretora regional de Gurupi, defensora pública Mônica Prudente, também ressaltou a importância das atividades realizadas em Alvorada. "A realização dos mutirões, inclusive com a participação de Defensores de outras comarcas, expõe à população local o engajamento da Instituição nas causas sociais e aproxima a Defensoria Pública da parcela mais necessitada da sociedade".

Mês da Defensoria

Para ao mês de maio, a DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins e a Adpeto – Associação dos Defensores Públicos do Estado prepararam uma programação que abrange atendimentos itinerantes para as populações de regiões carentes e isoladas, mutirões de atendimentos, palestras nas escolas, exposições fotográficas, cine debates, curso, rodas de conversas, entre outras atividades.  Confira a agenda das atividades.

12/05 – Atendimentos itinerantes e mutirões

12/05 – Visita e atendimento à Unidade Prisional Feminina de Talismã

15/05 – Palestra na Unidade Prisional Feminina de Palmas

16/05 – Palestra nas escolas com o tema “Família Afetiva”

16/05 – Sessão Solene – AL / Lançamento da Exposição Caminhos da Cidadania

16/05 – Cine Debate no CASE

17/05 – Ações dos Núcleos Especializados

18/05 – Curso CPC

19/05 – Posse da diretoria da ADPETO

19/05 e 20/05 – Atividades Festivas e Esportivas.

Fonte: Defensoria Pública-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Comentários (0)

você precisa estar logado para comentar Logar 

Esta notícia não tem nenhum comentário, seja o primeiro!

PUBLICIDADE

Destaque

Reunião no MP Definiu Regras Ambientais na Temporada de Praia em Tocantinópolis e Região

Foto da notícia

Data: 24/06/2017 09:14:40 - Visualizações: 2675

A reunião que tratou de assuntos inerentes a temporada de Praias 2017 aconteceu na ultima Quarta Feira (21), no Plenário Natalino Resplandes de Araújo no prédio das promotorias de...

Endereço

Avenida Nossa Senhora de Fátima - 1595, Centro

Contato

(63) 3471-1970, (63) 8119-0520 (Tim), (63) 8441-0195 (oi), (63) 9957-1100 (Vivo) e (63) 9276-6362 (Claro)

Siga-nos

2014 - TocNoticias - Portal de Notícias - Todos direitos reservados...

Administrado por: Roberlan Cokim