CIOPAER Ministra Instrução a Grupo Especializado do Corpo de Bombeiros Militar

Data do post: 12/05/2017 21:37:56 - Visualizações: (358)    Imprimir

Nas manhãs dos dias 11 e 12 de maio, os integrantes do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), órgão ligado a Secretaria da Segurança Pública (SSP) tiveram a oportunidade de ministrar instrução ao efetivo da 1ª Companhia Independente de Busca e Salvamento do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (CIBS) do Estado do Tocantins.

Secretaria de Segurança Pública-TONa ocasião, os integrantes da Unidade Aérea, militares do Corpo de Bombeiros e Policiais Civis e Militares, puderam apresentar, na teoria e na prática, algumas técnicas de infiltração e exfiltração com o uso do helicóptero, de embarque e desembarque na aeronave, confecção de zona de pouso de helicóptero (ZPH), imobilização e preparação de vítima em maca do tipo envelope e içamento de vítima utilizando a técnica do mc guire, dentre outras.

O objetivo da ação foi inserir o helicóptero como ferramenta auxiliar nas operações da unidade. Os militares concluíram o estágio de busca e salvamento, que teve duração de quatro semanas, o qual objetivou capacitá-los a desenvolver técnicas para acessar e retirar vítimas de locais críticos.

A instrução do CIOPAER foi encerrada com um simulado onde os bombeiros confeccionaram uma ZPH, acessaram e imobilizaram uma vítima e acionaram o apoio aéreo para a extração da mesma. O local escolhido foi uma área de mata Secretaria de Segurança Pública-TOpróxima ao centro de Palmas, onde os militares atuaram simulando uma situação real, desde a solicitação do helicóptero até a extração da vítima.

“A instrução foi essencial para a integração destes grupos especializados, CIOPAER e CIBS, uma vez que são rotineiras, as operações onde as equipes atuam em parceria e, conhecer a capacidade operacional de atuação mútua é fundamental para potencializar as ações e o êxito das missões”, declarou o TEN CEL Ferrão, diretor do CIOPAER.

A 1ª CIBS, unidade especializada pioneira do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, atende às demandas de ocorrências complexas em todo território tocantinense, e é responsável pelas atividades de busca (terrestre), salvamento (terrestre e em altura) e mergulho.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Polícia Civil Prende Pai Acusado de Abusar da Própria Filha de Apenas 12 Anos em Aguiarnópolis

Foto da notícia

Data: 24/05/2018 11:36:04 - Visualizações: 4361

Notícias Relacionadas

24/05/2018
Promotoria de Justiça de Axixá Recomenda que Postos da Cidade Não Aumentem Combustíveis em Razão da Greve dos Caminhoneiros

24/05/2018
"Ponte de Papel em Xambioá Vai se Tornar Realidade; Não Enganamos o Povo", Garante Amastha

24/05/2018
Sem Atendimento Médico, Usuária Receberá Mais de R$ 20 Mil em Ação Contra Plano de Saúde

24/05/2018
Defensoria Pública e Hospital de Amor São Parceiros Para a Construção da Unidade no Tocantins

24/05/2018
Polícia Militar Prende Homem Por Tentativa De furto em Estabelecimento Comercial

24/05/2018
Conciliação: Judiciário Busca Soluções Pacíficas Para Conflitos

Todas as Notícias