Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Controle da Raiva dos Herbívoros é Apresentando na Agrotins

Data do post: 12/05/2017 21:48:50 - Visualizações: (1010)

As principais ações de controle da raiva dos herbívoros foram repassadas para os acadêmicos de Medicina Veterinária da Faculdade Católica, a convite da instituição, durante a 17ª Agrotins. A palestra foi ministrada pelo gerente do Programa Estadual do Controle da Raiva dos Herbívoros da Adapec, José Emerson Cavalcante. 

Adapec TocantinsNa oportunidade, foram abordadas as formas de transmissão da doença, prevenção e controle, bem como as ações da Agência realizadas em todo o Estado, que vão desde palestras, controle de morcegos hematófagos, cadastramento e/ou monitoramento de abrigos.

“A raiva é um doença aguda do sistema nervoso central. Não pode ser erradicada porque existe uma espécie animal envolvida, que é o morcego, e exterminá-lo seria ecologicamente incorreto. Então, o que podemos fazer é controlar e prevenir”, afirmou José Emerson. A doença pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem. A forma mais eficaz de prevenção é a vacinação do rebanho, além do controle populacional dos morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva na zona rural, realizado por uma equipe treinada da Adapec.

Adapec TocantinsA acadêmica do 8º período, Tayane Ribeiro Santana, achou interessantes os hábitos dos morcegos e a importância de ter cuidados redobrados para jamais colocar a mão na boca de animais doentes, evitando se contaminar com a raiva. “É uma grande oportunidade para nós alunos, pois agrega conhecimento que vamos utilizar futuramente, além de sanar nossas dúvidas, que são muitas”, informou.

A Adapec orienta que em caso de suspeita de raiva na propriedade rural, o produtor deve procurar imediatamente a Agência mais próxima para fazer a notificação, para que as providências sejam tomadas.

Fonte: ADAPEC Tocantins