Controle da Raiva dos Herbívoros é Apresentando na Agrotins

Data do post: 12/05/2017 21:48:50 - Visualizações: (265)    Imprimir

As principais ações de controle da raiva dos herbívoros foram repassadas para os acadêmicos de Medicina Veterinária da Faculdade Católica, a convite da instituição, durante a 17ª Agrotins. A palestra foi ministrada pelo gerente do Programa Estadual do Controle da Raiva dos Herbívoros da Adapec, José Emerson Cavalcante. 

Adapec TocantinsNa oportunidade, foram abordadas as formas de transmissão da doença, prevenção e controle, bem como as ações da Agência realizadas em todo o Estado, que vão desde palestras, controle de morcegos hematófagos, cadastramento e/ou monitoramento de abrigos.

“A raiva é um doença aguda do sistema nervoso central. Não pode ser erradicada porque existe uma espécie animal envolvida, que é o morcego, e exterminá-lo seria ecologicamente incorreto. Então, o que podemos fazer é controlar e prevenir”, afirmou José Emerson. A doença pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem. A forma mais eficaz de prevenção é a vacinação do rebanho, além do controle populacional dos morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva na zona rural, realizado por uma equipe treinada da Adapec.

Adapec TocantinsA acadêmica do 8º período, Tayane Ribeiro Santana, achou interessantes os hábitos dos morcegos e a importância de ter cuidados redobrados para jamais colocar a mão na boca de animais doentes, evitando se contaminar com a raiva. “É uma grande oportunidade para nós alunos, pois agrega conhecimento que vamos utilizar futuramente, além de sanar nossas dúvidas, que são muitas”, informou.

A Adapec orienta que em caso de suspeita de raiva na propriedade rural, o produtor deve procurar imediatamente a Agência mais próxima para fazer a notificação, para que as providências sejam tomadas.

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Entrevista, Prefeito de Tocantinópolis Fala dos Seus Primeiros 11 Meses Como Gestor e Rebate Críticas

Foto da notícia

Data: 20/11/2017 05:11:38 - Visualizações: 697

Notícias Relacionadas

19/11/2017
Polícia Civil Prende Suspeito por Tráfico de Drogas em Guaraí

19/11/2017
Alunos do Curso de Envidraçamento Apostam em Deficiência de Mão de Obra do Setor Para se Destacarem no Mercado de Trabalho

19/11/2017
Polícia Civil Recupera e Devolve 23 Aparelhos Celulares Roubados em Palmas

19/11/2017
Araguaína Sedia Encontro Sobre Licenciamento Ambiental

19/11/2017
Polícia Civil Apreende Mais de 20 kg de Maconha em Palmas

19/11/2017
ATM Senta com SEDUC e UFT Para Discutir Parcerias de Desenvolvimento aos Municípios

Todas as Notícias