Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Acadepol Promove Curso de Formação Continuada na Delegacia Regional de Arraias

Data do post: 16/05/2017 16:21:40 - Visualizações: (884)

Uma cerimônia de abertura realizada nesta segunda-feira, 15, no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Arraias, marcou o início do curso de formação continuada para policiais civis do Tocantins. 

Secretaria de Segurança Pública-TOA capacitação é uma proposta do projeto Academia de Polícia Civil itinerante - a formação continuada como instrumento de construção de uma Polícia Civil cidadã, elaborado pela Acadepol.

Durante o evento, o diretor da Acadepol apresentou a proposta do projeto Academia de Polícia Civil itinerante, cujo objetivo é promover o aperfeiçoamento intelectual, operacional e psicológico dos policiais civis, refletindo diretamente na melhoria da saúde do Policial. Dessa forma, palestras e atendimentos individualizados serão efetuados por profissionais de Psicologia, bem como por Assistente Social da Gerência de Valorização Profissional da Acadepol.

Marcelo Falcão também enfatizou a importância do Fundo para Modernização da Polícia Civil do Tocantins (FUMPOL-TO), instituído em 2016, por meio de lei estadual e que prevê a aplicação de recursos nas ações educativas destinadas aos servidores do quadro de pessoal da Polícia Civil. Dessa forma, o FUMPOL destina 20% de sua arrecadação à formação do Policial, para a elaboração e execução de estudos ou projetos que tenham por objetivo o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das técnicas operacionais de responsabilidade da Polícia Judiciária.

Secretaria de Segurança Pública-TODe acordo com o Diretor da Acadepol, Delegado Marcelo Falcão, “durante o ano de 2016, a Academia formou mais de 500 novos policiais, observando as mais modernas doutrinas e técnicas voltadas à polícia judiciária”, destacou. 2017, segundo o Diretor, será o ano dos cursos de formação continuada, ou seja, de aperfeiçoamentos.

O dirigente da Acadepol frisou que a instituição “promoverá um nivelamento de toda a Polícia Civil, observando os parâmetros adotados nos cursos de formação inicial ministrados no ano passado para os novos policiais”, afirmou.

A Academia Itinerante passará por todas as Regionais do Estado até o fim do ano, o que é um fato inédito no Estado: "pela primeira vez na história, a Polícia Civil receberá um curso de abrangência universal, a todos os policiais, de todas as Regionais".

Secretaria de Segurança Pública-TOEssa primeira turma terá aulas até o dia 21 deste mês. Os policiais civis da 9ª DRPC participarão de cursos de aperfeiçoamento intelectual e operacional, com duração de 70 horas/aula, onde serão ministradas as seguintes disciplinas: Qualidade de Vida e Saúde; Relações Interpessoais e Qualidade no Atendimento; Operações Policiais: armamento e tiro, cumprimento de mandados de alto risco e técnicas de abordagem policial; Investigação e Inteligência e outros.

Além dos alunos, participaram do primeiro dia de aula, os Delegados Marcelo Falcão - Diretor da Acadepol e Ronan Almeida Souza - Titular da 9ª DRPC; o Agente de Polícia  Gilberto Junior - Assessor da Diretoria; o Agente Ludovico Maranhão - Gerente de Administração; a Psicóloga Leni - Gerente de Valorização do Policial Civil; a Assistente Social Célia Pereira da Mata - chefe do núcleo pedagógico; Escrivã Márcia Araújo - Gerente de Ensino; Agente Ariston - Instrutor da Acadepol e Agente Adenilson - chefe do Núcleo Disciplinar.

A próxima etapa do curso acontecera na 8ª DRPC de Dianópolis.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO