Faça seu login Cadastre-se

Olá Visitante.

Pesquise notícias

Publicidade

Gestores Apoiam Plano de Desenvolvimento do Estado

Data do post: 16/05/2017 17:12:51 - Visualizações: 80                                                                                                         Imprimir

O apoio dos gestores à proposta de elaboração do plano estratégico para o desenvolvimento do Estado marcou a reunião da Comissão Especial do Novo Ordenamento Político, Administrativo, Econômico e Social do Estado, realizada na manhã desta terça-feira, dia 16. 

Assembleia Legislativa do TocantinsAlém de gestores municipais e estaduais, o debate reuniu representantes dos poderes constituídos, sindicatos, setor produtivo e da sociedade civil organizada.

O objetivo é formular um plano de políticas públicas, econômicas e sociais que possibilitem ao Estado dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) tocantinense, retomar a confiança em uma gestão eficiente e reduzir as desigualdades sociais. A necessidade do plano estratégico também foi ressaltada por todos os participantes. A ideia é que a máquina pública continue funcionando, mesmo com a troca de governo, que os programas de políticas públicas possam ter assim continuidade e os bem-sucedidos se tornem permanentes.

A preocupação com o desequilíbrio financeiro, fiscal e tributário e a baixa capacidade de investimento foram destacadas pelo prefeito de Paraíso, Moisés Avelino (PMDB). Representando os demais prefeitos, o ex-governador do Estado disse que o Tocantins precisa de políticas públicas de estímulo aos produtores e aos pequenos negócios. ”O cidadão precisa buscar sua fonte de renda, movimentar a economia e gerar renda. Infelizmente muitas pessoas não contribuem para a economia do Estado porque se acostumaram a viver de favores ou de empregos públicos”, frisou.

Para o presidente da comissão, deputado Paulo Mourão (PT), a participação dos gestores e da sociedade é um fator determinante ao sucesso das ações de elaboração do plano. A fim de capacitar novos técnicos e gestores no setor público, instituições de ensino como a Universidade Federal do Tocantins (UFT) também contribuirão por meio de cursos.

Paulo Mourão aproveitou a oportunidade para apresentar os relatores das cinco subcomissões, criadas e divididas por temas: de políticas de desenvolvimento, projetos estruturantes, investimento, cadeias produtivas e sustentabilidade, relatada pelos deputados Valdemar Júnior (PMDB) e Elenil da Penha (PMDB); de política fiscal, tributária, de pessoal e previdenciária, cujos relatores serão os parlamentares Osires Damaso (PSC) e Luana Ribeiro (PDT); de política de educação, ciência, tecnologia e inovação e cultura empreendedora, relatada pelos deputados Alan Barbiero (PSB) e Eli Borges (PROS); de políticas de segurança pública, defesa e inclusão social, cujos relatores são a parlamentar Solange Duailibe (PT) e Olyntho Neto (PSDB); e de política de saúde e bem-estar, relatada pelos deputados Valderez Castelo Branco (PP) e Paulo Mourão, relator de todas as subcomissões.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Comentários (0)

você precisa estar logado para comentar Logar 

Esta notícia não tem nenhum comentário, seja o primeiro!

Endereço

Avenida Nossa Senhora de Fátima - 1595, Centro

Contato

(63) 3471-1970, (63) 8119-0520 (Tim), (63) 8441-0195 (oi), (63) 9957-1100 (Vivo) e (63) 9276-6362 (Claro)

Siga-nos

2014 - TocNoticias - Portal de Notícias - Todos direitos reservados...

Administrado por: Roberlan Cokim