Faça seu login Cadastre-se

Olá Visitante.

Pesquise notícias

Publicidade

Defensoria Pública de Araguaína Promove Diálogo com a Comunidade Sobre Família

Data do post: 16/05/2017 17:42:05 - Visualizações: 109                                                                                                         Imprimir

A programação é pelo Dia Nacional da Defensoria Pública e Dia do Defensor Público. 

Defensoria Pública-TOCom foco na família, principal demanda apresentada para atendimento na DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, a equipe da regional de Araguaína promoveu roda de conversa com as famílias atendidas pelo Creas – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, em Araguaína. A programação é pelo Dia Nacional da Defensoria Pública e Dia do Defensor Público, comemorados no dia 19 de maio.

A equipe multidisciplinar levou discussões e dinâmicas para os participantes sobre o tema da campanha, que é “família afetiva”. Segundo a assistente social Fernanda Cristina Campelo, é o caso daquelas famílias que adotam, famílias acolhedoras que recebem em suas casas crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade social, “e de modo geral, pessoas que se relacionam por afeto, não necessariamente por laços consanguíneos”, analisou a assistente social.

Para o defensor público Rubismark Saraiva, na maioria dos casos, as famílias que procuram a Defensoria, são chefiadas por mulheres. “Deixar toda a responsabilidade nas mãos das mães e avós, quando os pais não compartilham do dia a dia e deveres, da constituição da dignidade humana dos filhos, decorre em inúmeras consequências. A relação de afeto não pode se perder”, ponderou Saraiva.

Defensoria Pública-TOUm dos temas abordados foi sobre a importância do vínculo afetivo na estruturação da personalidade. Uma das mães expôs a dificuldade de educar filhos adolescentes. “Eu perdi minha mãe aos 11 anos e tive que viver sozinha no mundo, eu penso que o adolescente deve saber o que quer da vida”, desabafou. Conforme orientou a psicóloga Vanessa Sales, a abertura ao diálogo é primordial na relação com o adolescente. “Quando o diálogo é prejudicado, as relações tornam-se frágeis. Toda criança e adolescente necessita de orientações para realizarem suas escolhas e a participação da família reflete de forma significativa nessas escolhas”, considerou a psicóloga.

Ainda foi falado sobre a importância do afeto para o desenvolvimento da criança. Segundo a pedagoga Gislene Moreira, a falta de afeto reflete no aprendizado e comportamento. “Impor limites aos filhos também faz parte da afetividade, aliado ao resgate do cotidiano, que inclui diálogo e atividades em família. O afeto é a base de tudo”, disse a pedagoga.

A coordenadora do Creas, Elizabeth Milhomem, parabenizou à Defensoria Pública pela ação. “Articular essas reuniões fortalece a rede assistencial. E essa ação é uma atitude de amor e que promove aproximação com as famílias que necessitam”, avaliou a coordenadora.

Fonte: Defensoria Pública-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Comentários (0)

você precisa estar logado para comentar Logar 

Esta notícia não tem nenhum comentário, seja o primeiro!

PUBLICIDADE

Destaque

Reunião no MP Definiu Regras Ambientais na Temporada de Praia em Tocantinópolis e Região

Foto da notícia

Data: 24/06/2017 09:14:40 - Visualizações: 2675

A reunião que tratou de assuntos inerentes a temporada de Praias 2017 aconteceu na ultima Quarta Feira (21), no Plenário Natalino Resplandes de Araújo no prédio das promotorias de...

Endereço

Avenida Nossa Senhora de Fátima - 1595, Centro

Contato

(63) 3471-1970, (63) 8119-0520 (Tim), (63) 8441-0195 (oi), (63) 9957-1100 (Vivo) e (63) 9276-6362 (Claro)

Siga-nos

2014 - TocNoticias - Portal de Notícias - Todos direitos reservados...

Administrado por: Roberlan Cokim