ICMS Ecológico Deve Beneficiar Terras Quilombolas

Data do post: 17/05/2017 16:30:35 - Visualizações: (148)    Imprimir

Um projeto de lei de autoria do deputado Alan Barbiero (PSB), apresentado na sessão matutina desta quarta-feira, 17, propõe alterações à lei nº 2.959/15, que dispõe sobre os critérios de distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), destinado aos municípios na forma de ICMS Ecológico. 

Assembleia Legislativa do TocantinsO parlamentar quer incluir as terras quilombolas do Estado entre os beneficiários.

De acordo com o texto, entre os objetivos do ICMS Ecológico está o de fomentar as atividades econômicas pautadas na legislação de proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável nos municípios. “Atualmente são mais de 40 comunidades quilombolas, distribuídas em 22 municípios do Estado. São populações que passam por dificuldades financeiras e precisam desse retorno fiscal para implementar ações de inclusão e desenvolvimento social”, justifica Barbiero.

Para o parlamentar essas comunidades são detentoras de características  culturais peculiares e usam a terra para a produção dos alimentos necessários à sua sustentabilidade, além das raízes culturais ali tradicionalmente estabelecidas. “Os quilombolas enfrentam dificuldades de custeio e o retorno destes recursos pode ser utilizado para proporcionar melhores condições sociais e culturais, além de promover a permanência da comunidade em seus territórios”.

De acordo com a lei atual, além do repasse financeiro, o imposto incentiva as cidades a desenvolverem ações que garantam o patrimônio natural da região. Estão assim distribuídos: 2% para a Política Municipal de Meio Ambiente; 3,5% para as Unidades de Conservação e Terras Indígenas; 2% o controle de queimadas e combate a incêndios; 2% conservação do solo e 3,5% para saneamento básico, conservação da água, coleta e destinação do lixo.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Final do Campeonato Municipal de Tocantinópolis Terá Transmissão AO VIVO Pela Internet

Foto da notícia

Data: 20/10/2017 11:41:05 - Visualizações: 965

Notícias Relacionadas

19/10/2017
Naturatins de Arapoema Realiza Doação de Mudas Por Meio de Parceria com Prefeitura de Colinas

19/10/2017
Ouvidoria do Incra Destaca Atuação da Defensoria em Conflitos Agrários

19/10/2017
Bebê Vítima de Engasgamento é Socorrido Por Telefone Pelos Bombeiro do SIOP

19/10/2017
Réu é Condenado a Oito Anos de Prisão em Porto Nacional Por Tentar Matar Rival em Briga de Gangues

19/10/2017
Sistema de Eleição da Defensoria Pública é Modelo Para São Paulo

19/10/2017
Município é Condenado a Indenizar Proprietário do Imóvel que Abriga Shopping da Cidadania em Taquaralto

Todas as Notícias