ICMS Ecológico Deve Beneficiar Terras Quilombolas

Data do post: 17/05/2017 16:30:35 - Visualizações: (274)    Imprimir

Um projeto de lei de autoria do deputado Alan Barbiero (PSB), apresentado na sessão matutina desta quarta-feira, 17, propõe alterações à lei nº 2.959/15, que dispõe sobre os critérios de distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), destinado aos municípios na forma de ICMS Ecológico. 

Assembleia Legislativa do TocantinsO parlamentar quer incluir as terras quilombolas do Estado entre os beneficiários.

De acordo com o texto, entre os objetivos do ICMS Ecológico está o de fomentar as atividades econômicas pautadas na legislação de proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável nos municípios. “Atualmente são mais de 40 comunidades quilombolas, distribuídas em 22 municípios do Estado. São populações que passam por dificuldades financeiras e precisam desse retorno fiscal para implementar ações de inclusão e desenvolvimento social”, justifica Barbiero.

Para o parlamentar essas comunidades são detentoras de características  culturais peculiares e usam a terra para a produção dos alimentos necessários à sua sustentabilidade, além das raízes culturais ali tradicionalmente estabelecidas. “Os quilombolas enfrentam dificuldades de custeio e o retorno destes recursos pode ser utilizado para proporcionar melhores condições sociais e culturais, além de promover a permanência da comunidade em seus territórios”.

De acordo com a lei atual, além do repasse financeiro, o imposto incentiva as cidades a desenvolverem ações que garantam o patrimônio natural da região. Estão assim distribuídos: 2% para a Política Municipal de Meio Ambiente; 3,5% para as Unidades de Conservação e Terras Indígenas; 2% o controle de queimadas e combate a incêndios; 2% conservação do solo e 3,5% para saneamento básico, conservação da água, coleta e destinação do lixo.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Polícia Civil Prende Pai Acusado de Abusar da Própria Filha de Apenas 12 Anos em Aguiarnópolis

Foto da notícia

Data: 24/05/2018 11:36:04 - Visualizações: 4361

Notícias Relacionadas

24/05/2018
Promotoria de Justiça de Axixá Recomenda que Postos da Cidade Não Aumentem Combustíveis em Razão da Greve dos Caminhoneiros

24/05/2018
"Ponte de Papel em Xambioá Vai se Tornar Realidade; Não Enganamos o Povo", Garante Amastha

24/05/2018
Sem Atendimento Médico, Usuária Receberá Mais de R$ 20 Mil em Ação Contra Plano de Saúde

24/05/2018
Defensoria Pública e Hospital de Amor São Parceiros Para a Construção da Unidade no Tocantins

24/05/2018
Polícia Militar Prende Homem Por Tentativa De furto em Estabelecimento Comercial

24/05/2018
Conciliação: Judiciário Busca Soluções Pacíficas Para Conflitos

Todas as Notícias