Cine-debate Sobre Questões Indígenas é Exibido em Palmas

Data do post: 19/05/2017 16:33:27 - Visualizações: (268)    Imprimir

O juiz Wellington Magalhães titular da Comarca de Cristalândia, juntamente com os integrantes da etnia Ãwa, participaram do cine-debate, na quinta-feira (18/5), no Espaço Cultural de Palmas. 

Tribunal de Justiça-TOO documentário exibido “Taego Ãwa”, retrata a história do desterro ao qual foi exposto o povo Tupi que resistiu à colonização do Brasil Central.

Dirigido por Henrique Borela e Marcela Borela, o longa-metragem contrapõe o processo de desterro do grupo Avá-Canoeiro do Araguaia no início dos anos 1970. O documentário foi exibido em vários festivais brasileiros, entre eles, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (FICA) e o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

De acordo com o magistrado, debater sobre a cultura e os direitos dos indígenas é válido e necessário. “Ao assumir a Comarca de Cristalândia, no final de 2014, uma das primeiras ações desenvolvidas foi buscar o diálogo com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e as comunidades indígenas da Ilha do Bananal. O fruto desse diálogo foi a conquista do respeito mútuo e a efetivação dos direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, entre os quais nossos ancestrais: os índios”, frisou.

Numa sentença proferida pelo juiz em janeiro deste ano foi deferido o pedido do Edilson Kawina Javae e retificado o registro público para inclusão como patronímico nome de etnia indígena, assim como a inclusão da étnica Ãwa do requerente, nascido no município da Lagoa da Confusão. O magistrado deferiu o pedido de assistência jurídica gratuita e determinou nova certidão devidamente retificada.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

PM de Tocantinópolis Prende Homem Por Roubo de R$ 1.500,00 em Moedas

Foto da notícia

Data: 18/11/2017 10:41:36 - Visualizações: 615

Notícias Relacionadas

17/11/2017
Plano de Saúde Indenizará Paciente Por Não Pagar Material Para Cirurgia de Joelho

17/11/2017
Polícia Civil Prende Suspeito Por Receptação de Baterias e Furto de Energia Elétrica em Palmas

17/11/2017
Semana da Justiça Pela Paz em Casa: Vara Especializada no Combate a Violência Contra a Mulher de Araguaína Promove Ações

17/11/2017
Novembro Azul - DPE Alerta Para a Quantidade de Pacientes à Espera de Cirurgia Urológica no Estado

17/11/2017
Deputada Dorinha Acompanha Processo de Retomada do Luz Para Todos

17/11/2017
Em Araguaína, DPE Participa de Projeto em Escolas Sobre Diversidade Racial e Consciência Negra

Todas as Notícias