Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Prefeitura de Tocantinópolis Emite Nota Sobre Vistoria Realizada Pela Defensoria Pública no Hospital Municipal José Sabóia

Data do post: 19/05/2017 18:01:17 - Visualizações: (2498)

Com o objetivo de manter a harmonia e a transparência com as instâncias magistradas do Ministério Público e Defensoria Pública Estadual, respeitando o princípio da moralidade e o acesso à informação, mantendo sobretudo, a população ciente das disposições do Governo Municipal, o prefeito Paulo Gomes informa através desta nota, os trâmites sobre o andamento da reforma e ampliação do Hospital Municipal José Sabóia.

Foto: Dirceu LenoLicitação

Após visita técnica realizada no último dia 11 de maio, pelo defensor público Magnus Kelly Lourenço de Medeiros e a assistente Social Izabel Sabóya, a Prefeitura de Tocantinópolis esclarece para os devidos fins que, a obra da reforma e ampliação do Hospital Municipal José Sabóia encontra-se parada devido alguns ajustamentos no processo de licitação.

Tendo em vista a regulamentação e adequação, a Prefeitura Municipal realizou no dia 27 de março de 2017 novo processo licitatório, onde adequou as exigências necessárias impostas pela Caixa Econômica Federal, a fim de que houvesse o ajustamento do empenho, para a devida retomada das obras.

O Governo Municipal informa que após o pregão licitatório, foi protocolada documentação junto à Caixa Econômica Federal, e até o momento o processo está em fase de análise. Desta feita, o Município aguarda a liberação dos recursos para a devida conclusão dos trabalhos.

Consoante a isto, a Prefeitura está tentando resolver essas etapas burocráticas, porém necessárias para o bom andamento administrativo, evidenciando, acima de tudo, o princípio da legalidade. Tão logo ocorra a conclusão dessas etapas, os atendimentos no estabelecimento hospitalar serão retomados de igual modo.

Concurso

Para reforçar os atendimentos, o Governo Municipal convocou os profissionais do quadro da saúde, aprovados no Concurso 2016, bem como contratou especialistas nas áreas de ginecologia, cirurgia geral, ortopedia, dentre outros. Ante a esta iniciativa, o Poder Público Municipal tem investido na saúde pública a fim atender às necessidades da população e trazer maior qualidade de vida aos cidadãos tocantinopolinos.

Cirurgias

Para a promoção do bem-estar da população, o coordenador André Crus Morais da Silva destaca que desde o início da atual administração, a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde têm se preocupado em manter os atendimentos considerados essenciais e necessários à população. Para maior esclarecimento, as cirurgias feitas no Hospital não são somente eletivas. O município dispõe de um cirurgião geral que atende uma vez por semana, sendo que pela manhã são realizados os atendimentos e à tarde, as cirurgias.

Além do profissional cirúrgico, este vem acompanhado de um anestesiologista, sendo que durante esses quase 5 meses de gestão já foram realizadas inúmeras cirurgias. O município que não dispunha de cirurgias Histerectomia total (retirada do útero), agora estão sendo ofertadas. Esses procedimentos cirúrgicos são acompanhados por vários profissionais são eles: 3 médicos, 2 enfermeiros e 3 técnicos de enfermagem.

O município dispõe também de outros médicos que realizam cirurgias, como as obstétricas cesarianas, e conta com um dos centros obstétricos mais modernos do Estado.

Devido a reforma, de fato o Hospital tem no momento 12 leitos. Todavia, não estão dando desconforto aos pacientes, pois até momento as internações não passam da quantidade de leitos disponíveis. Ressaltamos ainda, que não temos pacientes acomodados em corredores, e caso vier a precisar de novos leitos, a UPA está à disposição para receber essa demanda.

A Prefeitura ressalta ainda, a importância do trabalho da Defensoria Pública e do Ministério Público Estadual para o aprimoramento da gestão e o bom funcionamento das políticas públicas que beneficiam a saúde pública da sociedade de Tocantinópolis.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis