Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

CREAS Realiza Semana do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Data do post: 20/05/2017 18:48:35 - Visualizações: (1695)

A Prefeitura de Tocantinópolis, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), interligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu a Semana do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação integra as atividades alusivas ao 18 de maio.

Fotos: Gustavo H. RibeiroAs ações de conscientização foram executadas pelo CREAS, em parceria com as escolas, Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente, Conselho Tutelar, dentre outros. Durante a semana, foram realizadas palestras e apresentações temáticas com foco na sensibilização e conscientização dos educandos de escolas públicas municipais e estaduais, sobre o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

O objetivo foi de repassar informações para as crianças e adolescentes, bem como obter o envolvimento dos alunos com o tema abordado. “Esta tarefa foi avaliada como satisfatória, pois conseguimos com a ajuda dos profissionais do CREAS e da rede de ensino, despertar a atenção das crianças e adolescentes Fotos: Gustavo H. Ribeirosobre o assunto. Através das palestras promovidas pela equipe técnica e pelo delegado Tiago Daniel de Morais, pudemos ressaltamos a importância da temática no âmbito escolar, a fim de que estas crianças e jovens possam se atentar para o assunto, evitando situações de violência e abuso sexual de crianças e adolescentes”, enfatizou Eleny Araújo, secretária de Assistência Social.

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, casos de violência sexual infantil devem ser denunciados ao CREAS, Conselho Tutelar, delegacias especializadas, polícias civil, militar, federal ou rodoviária. O denunciante pode entrar em contato pelo Disque Denúncia Nacional, discando 100.

Fotos: Gustavo H. RibeiroPor que 18 de maio?

Neste dia, em 1973, uma menina de oito anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e a forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ou seja, de manifestação contra este tipo de violência.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis