Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polícia Civil Desarticula Quadrilha Especializada em Financiamentos Fraudulentos de Veículos no Interior do Estado

Data do post: 23/05/2017 18:27:04 - Visualizações: (956)

Após dois meses de investigações, policiais civis da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), comandados pelo delegado Rossílio de Souza Correia e com apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) desarticularam, na tarde desta segunda-feira, 22, uma quadrilha especializada em realizar financiamentos fraudulentos de veículos, que agia em Palmas, municípios vizinhos e, em Brasília.

Secretaria de Segurança Pública-TODurante as ações da operação foram presos, mediante cumprimento de mandados de prisão preventiva e temporária, Muriel Santos Melo, 35 anos, considerado o chefe da organização criminosa, Josivaldo Gomes da Cruz, 29 anos, Overaldo da Cunha Rosal Filho, 38 anos, bem como José de Lourival Alves Soares, 38 anos, o qual havia sido preso, em Gurupi no último sábado, 20, no momento em que realizava mais um financiamento fraudulento visando adquirir produtos avaliados em mais de 8 mil reais, em uma loja da cidade.

Conforme o delegado Rossílio, a quadrilha falsificava toda a documentação necessária, que incluía CNHs, Duts, RGs e procurações de terceiros a fim de obter financiamentos fraudulentos. “Os indivíduos se utilizavam de sites de compra e venda na internet, onde fingiam interesse na compra de determinado veículo e pediam para que o proprietário enviasse a eles fotos do carro e também do Documento único de Transferência (DUT). Uma vez de posse do documento, os integrantes da organização criminosa falsificavam documentos pessoais e também do veículo e conseguiam financiar o veículo, deixando o verdadeiro dono com a dívida”, ressalta o delegado.

Secretaria de Segurança Pública-TOAinda de acordo com o delegado, as investigações foram deflagradas após um golpe que a quadrilha aplicou em uma senhora residente em Palmas. “Overaldo, um dos integrantes da quadrilha foi até Brasília, onde locou um veículo HB20 e veio para Palmas. Na Capital, o indivíduo, utilizando documentos falsos, se apropriou do carro e o passou para seu nome e, em seguida o revendeu para a vítima pela quantia de R$33 mil reais, como se o automóvel fosse legalizado”, pontuou o delegado.

No entanto, ao tentar transferir o veículo para o seu nome, a mulher descobriu que o carro pertencia, de fato, a uma locadora e havia sido roubado. Desta maneira, o carro foi apreendido e a mulher ficou com o prejuízo. A audácia de um dos suspeitos foi tamanha que após a vítima ligar cobrando o recebimento do dinheiro de volta, alguém ligado a Overaldo, enviou a ela uma foto do homem deitado com o rosto coberto por ketchup, simulando estar morto.

Até agora, os policiais civis da Derfrva conseguiram localizar seis veículos adquiridos por meio de fraude realizada pela quadrilha, sendo quatro camionetes e dois carros de passeio. No entanto, o delegado acredita que a quadrilha possa ter feito muitas outras vítimas.

Secretaria de Segurança Pública-TO“O Muriel, que é considerado o mentor intelectual da quadrilha, possui uma garagem de revenda de veículos e Porto Nacional e, desta maneira, tinha acesso a uma senha utilizada para efetuar financiamentos de veículos, junto às instituições financeiras, todavia, por meio das investigações, descobrimos que essa senha funcionava como uma ferramenta para acelerar o acesso da quadrilha ao dinheiro do financiamento, causando enormes prejuízos a terceiros”, frisou o delegado.

Ainda durante a ação da Polícia Civil, que durou toda a segunda-feira, os investigadores apreenderam em poder de um dos indivíduos, seis RGs falsos, bem como computadores, celulares e placas de veículos.

Muriel, Josivaldo e Overaldo foram encaminhados a sede da Delegacia Especializada e responderão a inquérito pela prática dos crimes de Receptação, Uso de documento falso, Formação de Associação Criminosa, Falsificação de documento público e Estelionato. Após os procedimentos cabíveis, os três indivíduos foram recolhidos à carceragem da Casa de Prisão Provisória de Palmas, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO